Free Fire, assim como outros 53 aplicativos, foi banido das lojas digitais oficiais da Índia na última segunda-feira (14). Segundo o ministério responsável por questões envolvendo tecnologia, o jogo da Garena e os outros aplicativos banidos possuem “poder de emitir instruções para interceptação ou monitoramento ou descriptografia de qualquer informação através de qualquer recurso de computador”.
É importante ressaltar que a índia é um dos principais mercados do Free Fire, com uma comunidade de milhões ativas no battle royale. Para se ter uma ideia, durante o mês de janeiro, 40 milhões de jogadores dos 75 totais que Free Fire possui, eram oriundos da Índia.
Segundo a equipe da Garena que trabalha no país, a ação do governo chegou como uma surpresa. Os funcionários da desenvolvedora, inclusive, trabalhavam em parcerias para organizar mais torneios na Índia e atrair cada vez mais pessoas notáveis para a comunidade.
Não é a primeira vez que a Índia entra em conflito com um battle royale mobile popular. Isso porque o país baniu PUBG: Mobile durante 2020. Contudo, em 2021, após diversas modificações específicas para a Índia, o jogo retornou ao país com o nome de Battlegrounds Mobile India. Aliás, o Free Fire evoluiu seu mercado na Índia exatamente quando PUBG foi banido.
Free Fire está disponível para download gratuito na Play Store e App Store para celulares Android e iOS respectivamente.