Pode ser difícil escolher um monitor para jogos entre tantas opções de tecnologias de exibição disponíveis. Além dos modelos que variam entre as nomenclaturas Full HD, QHD e 4K, ainda existe uma infinidade de recursos e características dentro de cada uma dessas caixinhas.
Tamanho da tela, taxa de atualização, sincronização de imagem e até mesmo curvo ou plano, são muitas especificações, capazes de desnortear até os mais entendidos do assunto. Então, é importante se atentar a cada detalhe para escolher o monitor certo, já que é ele que proporcionará melhores gráficos e fluidez dos movimentos.
Sem mais delongas, tá afim de entender o que tudo isso significa e qual monitor é melhor para jogar? Aqui, te mostramos um guia prático de como cada categoria apresenta a cor, movimento e nitidez da imagem, para depois discorrer sobre as principais especificações que você deve considerar na compra. Vem com a gente!
Tecnologia de resolução dos monitores
Bom, vamos começar pelo básico. Os nomes dados aos monitores e televisores estão ligados ao tipo de tecnologia e ao plano de marketing das marcas. Então, é bem comum os aparelhos serem cheios de siglas e nomenclaturas parecidas. E entre as mais presentes e famosas estão Full HD, QHD e 4K.
Elas fazem referência talvez ao elemento mais importante da imagem — a resolução, que é a quantidade de pixels do display. Já deu uma clareada nas ideias? Agora, a gente vai partir para as especificações de cada uma.
Monitores Full HD
Com 1920x1080 pixels, o Full HD é tipo mais comum e versátil atualmente por conta do seu custo-benefício, já que é a tecnologia mais barata capaz de entregar uma boa qualidade de imagem.
Para os gamers, principalmente do cenário competitivo, podemos dizer que o Full HD é o monitor ideal porque garante altas taxas de quadros. Uma variação possível é o 2560 × 1080, aplicado em monitores ultrawide, que em alguns casos pode ser encontrado como Full HD Plus.
Um bom exemplar da categoria é o LG 24MK430H, um monitor Full HD de 24 polegadas, com AMD FreeSync e taxa de atualização 60Hz. Vamos explicar tais especificações adiante.
Monitores QHD
O Quad HD, também conhecido como 2.5K, oferece uma qualidade de imagem superior, sendo o equilíbrio perfeito entre qualidade e performance para jogos com 2560x1440 pixels. Ainda mais quando consideramos que a maioria dos games atuais já conseguiram estabilizar bem a taxa de 30 quadros por segundo, os famosos fps (frames per second), para este tipo de resolução.
Entre os modelos QHD, podemos citar o Dell S3422DWG de tela curva, que possui 34 polegadas. As bordas extremamente finas conseguem entregar uma experiência imersiva e o monitor tem suporte para o AMD FreeSync, com três modos de jogos prontos para uso. A taxa de atualização de 144Hz também é destaque.
Monitores 4K
O 4K ou UHD é sem dúvidas uma das melhores resoluções da atualidade, sendo os grandes entusiastas da altíssima definição de imagem o público alvo. E o bom é que essa tecnologia vem se tornando cada vez mais acessível para os consumidores.
Agora, se vamos falar de monitor voltado para jogar no PC, a recomendação desse tipo é bem relativa. Isso porque é necessário um hardware de alto desempenho para rodar os jogos de forma fluída com ele. Então, se você não tem um processador de última geração, por exemplo, a imagem de um monitor 4K não vai ser aproveitada ao máximo.
Como exemplo dos monitores 4K, trazemos o Samsung Odyssey G7, com um display capaz de entregar imagens mais claras em 32 polegadas. Possui taxa de atualização de 240Hz e tempo de resposta de 1ms.
Aspectos importantes para gamers
Além da tecnologia de resolução, há outros aspectos que os jogadores precisam ficar de olho, como a taxa de atualização, que corresponde à frequência em Hertz. Resumindo, quantos quadros o monitor consegue fazer por segundo. Quanto mais rápida for essa taxa, mais fluídos serão os movimentos. E é assim que se evita aquele efeito fantasma!
A taxa de atualização mais usada é a de 60Hz, e tem monitor fazendo até 360Hz, porém são muito caros. Então se os monitores conseguem ter 120, 144 e 165Hz, por exemplo, a sua máquina precisa acompanhar essa taxa de quadros.
O computador tem que ser potente o suficiente para gerar essas imagens e passar para uma tela. Então fique de olho nas especificações do computador para se certificar que ele tem um bom tempo de resposta, que mede a mudança de um quadro para o outro ou o tempo que um pixel demora para mudar de cor. Assim, a suavidade da imagem é maior conforme essa unidade, medida em milissegundos. Quanto menos ms, mais suave!
O tamanho do monitor também vai impactar na sua escolha. O recomendado é procurar por modelos a partir de 21 polegadas. Algumas pessoas gostam de telas maiores, outras menores e também tem a questão do espaço físico disponível para colocar o aparelho.
Outro fator de escolha é o tipo de tela. Você pode optar entre uma tela plana ou curva de diferentes proporções. O mais comum é o widescreen de 16:9, que faz a exibição da resolução Full HD ou maiores sem distorção do conteúdo. O ultrawide 21:9 para resoluções de 2560x1080 pixels ou mais, também vem ganhando gosto do público. Sua tela mais larga vai muito bem em alguns tipos de aplicações e jogos específicos.
As tecnologias de sincronização de imagem FreeSync e G-Sync são as indispensáveis num monitor usado pra jogos. São elas que vão fazer a comunicação entre a placa de vídeo e o monitor pra sincronizar a imagem que sai do PC e chega até a tela. G-Sync é encontrado em placas de vídeo da NVIDIA e FreeSync nas da AMD.
Qual é o melhor monitor para jogos
Por fim, vamos responder a grande questão: qual é o melhor monitor para jogar? É relativo! Tudo vai depender do quanto você está disposto a gastar e o que você já tem em mãos em relação ao hardware.
Pois, lembrando, os melhores monitores são os que têm maior resolução de tela, mas você pode estar jogando dinheiro fora caso seus outros equipamentos não demandem tantos pixels. Na hora de escolher, sempre pesquise e converse com pessoas da comunidade gamer para compartilhar experiências!
Se você curtiu, não esqueça de compartilhar com os amigos que tem essa dúvida ou que estão procurando a tecnologia mais adequada para eles. E para mais dicas de monitores, confira a matéria dos melhores monitores 4K, QHD e Full HD para comprar em 2022!