As adaptações de games para o cinema e TV estão em seu melhor momento, como aponta a estreia de The Last of Us na HBO neste final de semana. A série mais aguardada da temporada não é sobre super-heróis da Marvel ou DC, mas sim uma adaptação de um sucesso do PlayStation. E não é a única em produção.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
De 2023 em diante, há pelo menos vinte produções para cinema e TV em desenvolvimento, todas adaptadas de videogames dos mais diversos gêneros e para os mais variados públicos. Porém, o que mais preocupa os fãs dos jogos não é a quantidade, mas a qualidade dessas adaptações.
No passado, adaptações de games para o cinema foram bastante decepcionantes, como o infame filme do Super Mario em 1993 ,o longa metragem de Street Fighter com Jean Claude VanDamme e toda a obra do cineasta alemão Uwe Boll, responsável por muita da má fama dos 'filmes de games'. Mesmo agora, vemos lançamentos recentes como a série Resident Evil da Netflix, que erram feio na fidelidade ao material original.
Desconfiança é o sentimento mais comum entre os fãs de games diante de cada nova série, filme ou mesmo animação anunciada com o título de um jogo famoso. E não é como se toda adaptação fosse ruim: Mortal Kombat foi bem recebido pela comunidade em 1995 (quem não se lembra da trilha sonora icônica?) e animações como Castlevania, Cuphead, Arkane e Cyberpunk Mercenários mostram que dá para fazer bonito com essas conversões.
O que parece faltar para os games é um grande sucesso cinematográfico, como aconteceu com os filmes de super-heróis com a chegada do Universo Cinematográfico Marvel. Antes dos filmes do MCU bombarem nas bilheterias, era mais comum ver obras de qualidade duvidosa como Demolidor do que os bons filmes do Homem-Aranha.
Foi apenas em 2008, com Homem de Ferro que as coisas mudaram e filmes bons passaram a ser a régua das adaptações de quadrinhos - e se o gênero de heróis das HQs parece um filão em vias de esgotamento, os games são a próxima mina de ouro de Hollywood, tanto no cinema quanto na telinha do streaming.
Prato cheio já no início do ano
Em janeiro, The Last of Us estreia na HBO e promete acabar de vez com a desconfiança quanto à qualidade das adaptações de videogame para a televisão. Além dela, a animação Super Mario Bros - O Filme, que estreia em março nos cinemas, já conquistou a comunidade com seus excelentes trailers.
Também estão previstas para 2023, mas ainda sem data, uma série de Knuckles, personagem do filme mais recente do Sonic e um novo filme de Silent Hill, cultuada franquia de terror da Konami. O longa metragem de Borderlands, franquia de ficção-científica com muita ação e um pé na comédia, está em fase de refilmagem e segue previsto para estrear ainda este ano nos cinemas.
Em agosto, é a vez de Gran Turismo, longa metragem baseado na icônica franquia de jogos de corrida do PlayStation. Com Orlando Bloom e David Harbour no elenco, o filme vai contar a história real de um jogador de GT que se tornou piloto de corrida da Nissan.
Entre os sucessos recentes que voltam para uma nova rodada, a maior atração é a segunda temporada de Arcane, série da Netflix baseada no universo de League of Legends, que foi premiada no The Game Awards, o 'Oscar dos games', como a melhor adaptação de jogos de 2022.
Vale notar que, enquanto filmes e séries de games ainda engatinham para conquistar o público, as animações já se estabeleceram como palco para esse segmento, com vários sucessos entre os fãs de jogos digitais. Além de League of Legends, Cuphead, Cyberpunk e Dota estão entre os sucessos recentes neste formato.
Adaptações de games em produção
Além de todos os produtos citados acima, são diversas as franquias dos games que estão sendo adaptadas por Hollywood neste momento, mas ainda não contam com data de lançamento divulgada. Saiba mais sobre elas:
- God of War: a série do Deus da Guerra foi confirmada recentemente pela Prime Video. Ainda sem muitos detalhes, o showrunner da produção será o mesmo de A Roda do Tempo, Rafe Judkins.
- Bioshock: será adaptado em uma série de filmes pela Netflix. A versão live action da aventura distópica da 2K Games será dirigida por Francis Lawrence, de Jogos Vorazes.
- Horizon Zero Dawn: a série será produzida pela Netflix e terá como showrunner Steve Blackman, de The Umbrella Academy. Ainda sem data de lançamento
- Assassin's Creed: produzida pela Netflix, a série televisiva tem envolvimento da Ubisoft e conta com alguns problemas de produção que envolvem até mesmo a troca recente de showrunner.
- Fallout: a série da Amazon contará com Walton Goggins (Justified) como protagonista. Ainda sem data de lançamento, Fallout será uma história inédita na América pós-guerra nuclear e já recebeu sua primeira imagem oficial.
- Sonic 3: após o sucesso de bilheteria e de público dos dois primeiros filmes, um terceiro longa foi confirmado. Sonic 3 chega em dezembro de 2024 e contará com o retorno de Sonic, Knuckles e Tails.
- Detetive Pikachu 2: após o sucesso do primeiro live action baseado no famoso ratinho elétrico de Pokémon, o estúdio deu sinal verde para uma sequência, mas desde então as informações foram escassas. Existem rumores de que a Lengedary trabalha em outros filmes dentro deste mesmo universo criado.
- Far Cry: anunciada em 2021, a adaptação da Netflix deixará de lado os vilões famosos da franquia para focar na expansão sci-fi de Far Cry 3, Blood Dragon. Entretanto, desde o anúncio, pouco se falou sobre detalhes da produção. Outras produções já licenciadas pela Ubisoft são Prince of Persia e The Division.
- Minecraft: o gigantesco jogo da Mojang será adaptado para o cinema e contará com Jason Momoa. Entretanto, não se sabe mais nada do filme que será produzido pela Warner.
- Gears of War: a famosa franquia do Xbox ganhará um filme e uma animação, ambos produzidos pela Netflix. Não há mais informações sobre as adaptações, mas Dave Bautista (de Guardiões da Galáxia) já disse que gostaria de estrelar o live action.
- Death Stranding: sem muitas informações divulgadas, o que se sabe sobre este filme é que ele contará com a participação do criador do game, Hideo Kojima, na produção.
- Streets of Rage: O clássico jogo de pancadaria do Mega Drive vai ganhar uma versão live action. A produção terá Dere Kolstad, criador de John Wick, no roteiro, e está nas mãos das produtoras Escape Artists e dj2 Entertainment, responsável pelos filmes do Sonic.
Qual série, filme ou animação de games mais te chamou a atenção? Sentiu falta de alguma nesta lista? Participe da comunidade do Game On no Discord e compartilhe sua opinião e sugestões!