2023 não ficará marcado apenas pelos grandes lançamentos no mundo dos jogos, como também por excelentes adaptações de games. Seja no cinema, com o sucesso de bilheteria Super Mario Bros. O Filme, seja na TV, com a excelente série de The Last of Us, produzida pela HBO, ou seja como séries de anime.
Pensando nisso, separamos cinco animes baseados em jogos de sucesso que valem uma maratona. Três delas estrearam neste ano, enquanto as outras duas são obras absolutamente imperdíveis para os fãs de RPGs.
Capitão Laserhawk: Remix Blood Dragon
Capitão Laserhawk é uma série de anime ambientada no mundo da expansão do game Far Cry 3: Blood Dragon que estreou em outubro na Netflix. A série tem como showrunner Adi Shankar, mais conhecido por comandar a aclamada Castlevania, também da Netflix.
Com uma ambientação retro-futurística, a história se passa em um mundo alternativo no ano de 1992, onde o país anteriormente conhecido como Estados Unidos é agora uma tecnocracia distópica chamada Éden, governada pela propaganda e pela corrupção.
É neste cenário que encontramos o protagonista, o supersoldado Dolph Laserhawk, que após ser traído pelo amor da sua vida, é trancafiado em uma prisão de segurança máxima. Sob as ordens da sombria diretora da prisão, ele é forçado a liderar uma equipe de excluídos em arriscadas missões secretas. A série conta com um total de seis episódios, todos já disponíveis.
Onimusha
Mais uma produção da Netflix, Onimusha estreou em novembro na plataforma digital. Baseada na clássica franquia de jogos de ação e aventura da Capcom, a série é ambientada durante o Japão Feudal e faz uso de figuras históricas que moldaram a história do país oriental, como o personagem histórico Miyamoto Musashi, recontando-a com elementos sobrenaturais.
A animação conta com direção de Takashi Miike (Blade of the Immortal, JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable) e todos os oito episódios já estão disponíveis.
Dragon Quest: The Adventures of Dai
Dragon Quest: The Adventure of Dai surgiu originalmente como uma série de mangá escrita por Riku Sanjo e ilustrada por Koji Inada em 1989. O objetivo do mangá era surfar no sucesso dos jogos de Dragon Quest, que na época eram três, lançados para NES.
O mangá ganhou uma primeira adaptação em anime em 1991 – que inclusive chegou a ser transmitida na TV aberta no Brasil – mas foi interrompida e, com 46 episódios, ficou incompleta.
Em 2020, uma nova série de anime foi criada, desta vez adaptando toda a história do mangá em 100 episódios. A série está disponível na Crunchyroll, HBO Max e Net Now. Recentemente, um jogo baseado na série foi lançado: confira o que achamos.
Nier: Automata Ver1.1a
NieR:Automata Ver1.1a, série de anime baseada no popular RPG de ação de 2017, estreou em janeiro de 2023 na Crunchyroll. Situado em um futuro distópico, o anime narra a história da humanidade após ser derrotada por uma poderosa força de máquinas enviadas por alienígenas.
Em um último esforço para retomar a Terra, os humanos enviam 2B, uma nova unidade androide, para destruir os invasores. A série conta com 12 episódios disponíveis e terá uma segunda temporada em 2024.
Persona 5 The Animation
Baseada no popular e aclamado RPG da Atlus lançado originalmente em 2016, a série de anime foi produzida pela CloverWorks e contou com Kazuma Kaneko e Shoji Meguro, ambos da Atlus, para criar os designs originais dos demônios e compor a trilha sonora, respectivamente.
A série conta com 26 episódios, lançados em 2018, seguida por quatro especiais, todos disponíveis na Crunchyroll. A história é situada na Tóquio dos dias de hoje e acompanha um estudante do ensino médio que desperta seus poderes de invocação de Persona e, junto com outros estudantes, forma um grupo de justiceiros secretos que exploram um reino sobrenatural.