Caverna do Dragão: 5 coisas que você não sabia sobre o desenho

Sucesso nas manhãs da Globo, animação é baseada no famoso RPG Dungeons & Dragons

11 abr 2023 - 12h04
(atualizado em 19/4/2023 às 15h53)
Caverna do Dragão foi o primeiro contato de muitas pessoas com Dungeons & Dragons
Caverna do Dragão foi o primeiro contato de muitas pessoas com Dungeons & Dragons
Foto: Caverna do Dragão / Reprodução

O desenho animado Caverna do Dragão marcou a infância de uma geração inteira, que acompanhava diariamente as aventuras de Hawk, Diana, Presto, Eric, Sheila e Bob, lutando contra o Vingador e buscando um jeito de voltar para casa.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Publicidade

O que nem todo mundo sabe é que o desenho é baseado no famoso RPG de mesa Dungeons & Dragons - o mesmo jogo que ganhou um longa metragem live action agora em abril, intitulado Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes. Caverna do Dragão foi a primeira investida da marca em uma mídia mais pop, no caso, a TV - depois, vieram dois filmes nos cinemas (não muito bons), quadrinhos, romances e games.

Lá fora, o desenho animado se chama Dungeons & Dragons, ("Masmorras e Dragões˜, em uma tradução literal), nome do jogo e também do brinquedo em que os garotos embarcam no parque de diversões - quando são levados para um mundo de fantasia e aventura - que é uma boa metáfora para o que acontece nas mesas de D&D e outros RPGs. Aqui, a animação ganhou o título Caverna do Dragão, bem mais legal.

Confira cinco curiosidades que você talvez não saiba ainda sobre Caverna do Dragão:

1. Desenho foi escrito por grandes nomes das HQs

Mark Evanier foi o principal roteirista de Caverna do Dragão
Foto: KBPS / Reprodução

O roteiro de Caverna do Dragão foi escrito por grandes autores das histórias em quadrinhos e de outras animações. O principal nome por trás do desenho de D&D é Mark Evanier, criador da animação Garfield e seus Amigos e co-autor das aventuras de Groo, o Errante, junto com Sérgio Aragonés. Além dele, Paul Dini (o criador da Arlequina) e Steve Gerber (criador de Howard, o Pato) assinam episódios da série animada.

Publicidade

2. Classe de Sheila não era divulgada para não pegar mal

Hank é um patrulheiro, Eric é um cavaleiro, Diana é uma acrobata, Presto é um mago e Bob é um bárbaro, mas qual é a classe da ruiva Sheila? Equipada com um manto que a deixa invisível, Sheila é uma ladina - ou "Rogue" no original em inglês. Na época em que era exibido na TV, a tradução usada no jogo era "ladra". Para evitar dores de cabeça com um personagem protagonista ladrão em um desenho infantil, com pais mandando cartas mal criadas para as emissoras, a classe de Sheila era omitida na abertura do desenho.

3. Eric era irritante de propósito, mas por um bom motivo

O cavaleiro Eric foi pensado para ser o chato da turma
Foto: Caverna do Dragão / Reprodução

O cavaleiro Eric era um garoto mimado, reclamão e covarde. De todos os personagens do grupo de amigos, o mais chato era Eric e provavelmente se você viu algum episódio quando era criança, não gostou do guerreiro de armadura equipado com um escudo mágico. O personagem foi criado para ser desagradável e "do contra": os planos de Eric sempre envolviam separar o grupo, agir sozinho e davam errado. A ideia era que suas atitudes irritantes reforçam o propósito de união dos amigos, um dos temas de Caverna do Dragão.

4. Vingador tentou ajudar os nazistas na Segunda Guerra

O Vingador é o grande vilão de Caverna do Dragão. O personagem persegue os jovens para roubar suas armas mágicas, que ele sonha em usar para derrotar seu maior inimigo, Tiamat, o temido dragão de cinco cabeças. Ele bolou vários planos para isso, mas o mais mirabolante foi no episódio "Apagando-se o Tempo", em que o Vingador usou um cristal mágico para salvar um piloto nazista e ajudar a Alemanha a vencer a Segunda Guerra Mundial - e assim, mudar o mundo natal das crianças. Os heróis encontram o piloto e acabam ficando amigos e ele desiste da guerra, para o azar do Vingador.

5. Um episódio quase foi cancelado pela violência

Os garotos decidem matar o Vingador no episódio "Cemitério dos Dragões"
Foto: Caverna do Dragão / Reprodução

Se você prestar atenção nos episódios de Caverna do Dragão, vai ver que há pouca violência no desenho, mesmo se tratando de uma ambientação cheia de monstros e guerreiros. Eric carrega uma espada mas praticamente só usa seu escudo! As flechas de Hank não atingem diretamente os inimigos. Há um episódio, porém, que quase foi cancelado por ser considerado muito violento nos EUA!

Publicidade

Trata-se do episódio "O Cemitério dos Dragões", em que os heróis, frustrados em suas tentativas de voltar para casa, procuram Tiamat e pedem que o dragão mate o Vingador. Depois, o grupo precisa decidir entre a vingança ou continuarem como heróis. O tema foi considerado pesado por muitos pais, mas o episódio foi ao ar mesmo assim.

Os heróis de Caverna do Dragão aparecem em Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes, filme que estreia nos cinemas brasileiros em 13 de abril.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações