Não é novidade que os videogames são a atual mina de ouro da indústria do cinema e da TV. Depois de garimpar os quadrinhos como se não houvesse amanhã, os grandes estúdios se viraram para os jogos eletrônicos em busca de inspiração e de franquias populares para levar para a telona – ou para a telinha do streaming.
A grande aposta da Amazon Prime Video nessa direção é Fallout, adaptação para a TV de uma franquia de RPGs nascida em 1997, que está sob os cuidados da Bethesda desde 2008. Fallout é uma série consagrada entre os fãs do gênero, ambientada na desolada América pós-apocalíptica, com senso de humor refinado e críticas afiadas ao estilo de vida americano e ao capitalismo exagerado.
Nos jogos, a terceira guerra mundial estourou entre China e Estados Unidos, durou cerca de duas horas e resultou em uma série de mísseis nucleares caindo sobre o território americano. Uma pequena parte da população sobreviveu em abrigos nucleares, enquanto grande parte morreu ou teve destino pior. O jogador geralmente encarna um dos moradores dos abrigos, nascido e crescido na segurança das instalações da Vault-Tec, em sua primeira jornada no insano e perigoso mundo da superfície.
Pelo trailer divulgado pela Amazon no começo de março, é fácil dizer que a série capta o espírito dos jogos com fidelidade. A protagonista Lucy (Ella Purnell) é vista em seu reluzente traje azul e amarelo do Vault 33, há um ghoul (um humano mutante afetado pela radiação que parece, mas não é, um zumbi) vestido de caubói – e que era um astro de filmes de faroeste antes das bombas caírem – e soldados da Brotherhood of Steel em suas imponentes armaduras metálicas. Além de muitos outros detalhes que colocaram sorrisos nos rostos dos fãs – a bandeira da New California Republic me deixou particularmente empolgado.
Embora não se passe em nenhuma das cidades já vistas nos jogos – Fallout será ambientado nas ruínas de Los Angeles – a série promete ser canônica e, segundo a Bethesda, os roteiristas tiveram acesso aos detalhes da trama de Fallout 5. O próximo lançamento da franquia não tem previsão de chegar tão cedo, mas quem sabe isso mude com o possível sucesso do seriado da Amazon? Sonhar não custa.
O que os pouco mais de três minutos de trailer mostraram é que há grande atenção aos detalhes, valores de produção caprichados e nenhuma vergonha em relação aos elementos de comédia dos jogos. Enquanto outras adaptações preferem contar histórias alternativas ou mudar elementos que seriam vistos como "bobos" pelo grande público, a Amazon decidiu abraçar tudo o que faz Fallout ser... Fallout: um sucesso com quase 30 anos de história e milhões de fãs ansiosos para compartilhar com o resto do mundo sua franquia da cultura pop favorita.
Fallout estreia na Amazon Prime Video em 11 de abril. Nos vemos em Wasteland!