Estreia Crunchyroll, nesta sexta-feira (29), Frieren e a Jornada para o Além, um novo anime com produção do estúdio Madhouse, responsável por grandes sucessos como 'Cardcaptor Sakura', 'Death Note' e 'One-Punch Man'.
Frieren e a Jornada para o Além é baseado no mangá de mesmo nome escrito por Kanehito Yamada e ilustrado por Tsukasa Abe. O mangá começou a ser publicado em 2020 e, atualmente, conta com 11 volumes disponíveis e uma circulação de mais de 10 milhões de exemplares mundo afora. No Brasil, ele é publicado pela editora Panini.
O Game On teve acesso antecipado ao quatro primeiros episódios. Confira o que achamos – sem nenhum spoiler.
Uma Aventura RPG
A história é ambientada em um mundo de fantasia medieval e possui várias referências ao universo dos RPGs, como seres fantásticos, demônios, anões, elfos e magias. Somos apresentados ao herói humano Himmel e ao seu grupo, composto por: Frieren, uma maga elfa e a protagonista do anime; Heiter, outro membro humano, que também é sacerdote e amante do álcool; e Eisen, um anão guerreiro.
Após uma missão épica que dura 10 anos, Frieren, que é uma elfa de coração frio e sem muitos sentimentos, deixa o grupo e parte em uma jornada solitária, mas prometendo retornar para ver seus amigos. No entanto, 50 anos se passam até o seu retorno. Como Frieren é uma elfa, ela possui uma vida longa, de mais de mil anos, mas seus antigos companheiros não, e ela os encontra envelhecidos, já com pouco tempo de vida restante.
Após testemunhar a morte de um deles, Frieren começa a se lamentar por não ter passado tanto tempo longe. Com esse arrependimento em seu coração, ela embarca em uma nova jornada com o objetivo de se conectar e conhecer melhor as pessoas. Ao longo dessa viagem, a elfa Frieren encontrará diversas pessoas e viverá incontáveis aventuras emocionantes, enquanto relembra de seus antigos companheiros.
Falando sobre os aspectos técnicos, o anime apresenta uma estética muito bonita com traços delicados e coloração suave, que chamam atenção. O design artístico dos cenários medievais se destaca durante o desenrolar da história, assim como o design dos personagens, que são bem carismáticos — em especial a elfa protagonista, apresentada como uma pessoa indiferente e fechada.
A narrativa é outro ponto de destaque. Ela não é linear e antecipa alguns eventos do futuro, além de mostrar flashbacks que contam tudo o que aconteceu durante a missão épica de 10 anos.
História e personagens são apresentados de forma a despertar a curiosidade do telespectador, que provavelmente ficará ansioso pelos capítulos seguintes enquanto tenta descobrir o que aconteceu no passado e o que acontecerá no futuro.
Em alguns momentos, Frieren e a Jornada para o Além é melancólico e reflexivo, principalmente acerca da situação e do destino dos personagens. É possível compará-lo com animes como To Your Eternity – mas não se preocupe, não é nada tão triste quanto a história de Fushi.
Depois do sucesso nos mangás, o anime de Frieren e a Jornada para o Além tem tudo para popularizar ainda mais a obra e deve se tornar uma das melhores estreias de 2023.
Frieren e a Jornada para o Além terá uma primeira temporada dividida em dois cours, com transmissão até março de 2024 e com cerca de 24 episódios no total. A transmissão no Brasil ocorre de forma simultânea ao Japão pela plataforma Crunchyroll.