A morte do criador da série de mangás e anime Dragon Ball, Akira Toriyama, foi anunciada nas redes sociais, pegando de surpresa toda a comunidade de fãs. O seu amigo e admirador Eiichiro Oda escreveu uma carta em homenagem a Toriyama.
O criador de Dragon Ball, Akira Toriyama, teve sua morte anunciada nesta sexta-feira (8) nas redes sociais oficiais da série de mangás e animes. O anúncio pegou de surpresa toda a comunidade de fãs e também muitos artistas, como Eiichiro Oda, criador de One Piece, amigo e admirador de Toriyama.
Oda publicou uma carta aberta no site oficial da Shonen Jump, principal revista de mangás do Japão, onde ambos tiveram seus sucessos publicados. Confira a declaração do criador de One Piece abaixo, traduzida para o português:
"Foi muito cedo. O buraco vazio deixado é imenso. Pensar que nunca mais nos encontraremos me enche de tristeza. Admiro você desde criança, e lembro do dia em que você me chamou pelo nome pela primeira vez. Também sinto falta do dia em que me diverti muito com o Kishimoto-san no caminho para casa, desde o dia em que ele usou a palavra 'amigo' para se referir a nós. Eu também me lembro da última conversa que tivemos.
Ele pegou o bastão em uma época em que se dizia que ler mangás tornava alguém estúpido e foi um dos que criou uma era em que adultos e crianças se divertem lendo mangás. Ele mostrou que mangás podem fazer isso, que podem nos transportar para um mundo, proporcionando sonhos. Foi como assistir a um herói avançando.
Não apenas para mangakás, mas para criadores em todas as indústrias, a excitação e a emoção da época da serialização de Dragon Ball estão profundamente enraizadas desde a infância. Sua existência foi uma grande árvore.
Para nós, mangakás da mesma geração que compartilhamos o palco, quanto mais nos aproximamos das obras de Toriyama-sensei, mais percebemos quão grande é a sua presença. É quase assustador. Mas fico simplesmente feliz com a ideia de poder reencontrar a pessoa serena e despreocupada que ele era. Porque amamos Toriyama-sensei a nível sanguíneo.
Com respeito e gratidão pelo mundo criativo que o Toriyama-sensei nos deixou, rezo para que descanse em paz. Que o paraíso seja um mundo divertido ecxatamente como o sensei imaginou".
Toriyama morreu em 1º de março após um derrame de sangue no cérebro. Um funeral foi realizado com parentes próximos do artista. Datas para eventos oficiais de despedida ainda não foram divulgadas. Seu maior sucesso, Dragon Ball, é uma das séries de anime e mangá mais populares do mundo, com mais de 260 milhões de cópias vendidas, exibido em 40 países e que rendeu brinquedos, action figures, jogos eletrônicos e uma adaptação live action no cinema.