A Brasil Game Show (BGS) anunciou, nesta sexta-feira (11), que contará com a presença de Alexey Pajitnov, criador do clássico Tetris. Pajitnov estará presente nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de outubro.
Pajitnov participará da cerimônia de abertura, de sessões BGS Meet & Greet, de diferentes painéis BGS Talks e, além disso, receberá o prêmio Lifetime Achievement Award no palco principal. A premiação é um reconhecimento às suas contribuições à indústria global de jogos eletrônicos.
"Uma das partes mais emocionantes de promover a BGS é proporcionar encontros únicos entre pessoas que transformaram o setor de games e os jogadores. É uma experiência importante tanto para os convidados, que podem ver de perto o impacto de suas criações com a comunidade, quanto para os gamers, que ficam frente a frente com figuras históricas, como Alexey, um dos mais importantes nomes da história dos jogos eletrônicos", comentou Marcelo Tavares, CEO e fundador da BGS.
Nascido na União Soviética em 1955, Pajitnov criou Tetris em seu tempo livre em 1984, inicialmente compartilhando cópias da sua criação com seus colegas em disquetes. Em 1985, o jogo foi disponibilizado em um PC da IBM e se espalhou rapidamente pela União Soviética.
Tetris chegou na América do Norte e na Europa em 1987. Sua popularidade aumentou depois de um acordo histórico em 1989 com a Nintendo, que passou a vender o título junto com o seu portátil Game Boy. Até hoje, o jogo já vendeu mais de 520 milhões de cópias em mais de 50 plataformas.
Em 2023, Pajitnov foi retratado no filme Tetris, agora disponível via streaming na Apple TV+, que detalha a história de sucesso de desenvolvimento e publicação do jogo.