Saint Seiya, ou Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série escrita e ilustrada por Masami Kurumada que começou a ser publicada em mangá no final de 1985. No ano seguinte, a obra ganhou uma adaptação em anime, que se tornou extremamente popular no Brasil na década de 1990.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Desde então, a franquia se expandiu e encantou gerações de crianças – e de adultos –, que acompanharam as aventuras de Seiya, Shun, Shiryu, Hyoga e Ikki enquanto aprendiam os segredos do Cosmo e lutavam para proteger Athena.
Se você quiser rever ou começar a assistir a saga dos Cavaleiros do Zodíaco, confira onde cada arco está disponível.
Os Cavaleiros do Zodíaco (Série Clássica)
A série original foi adaptada para anime e conta com 114 episódios no total, produzidos pelo estúdio Toei Animation (o mesmo que produziu Dragon Ball, Sailor Moon, Digimon, One Piece, entre outros) de 1986 a 1989.
Esses 114 episódios compreendem três sagas adaptadas do mangá, que são:
- Saga do Santuário (episódios 1–73) – Disponível na Crunchyroll
- Saga de Asgard (episódios 74–99) – Disponível na Crunchyroll
- Saga de Poseidon (episódios 100–114) – Disponível na Crunchyroll
Os Cavaleiros do Zodíaco: Saga de Hades
Após o final da Saga de Poseidon, rolaram alguns desentendimentos entre a Toei Animation e o autor Masami Kurumada, que acabaram culminando no cancelamento prematuro do anime em 1989, deixando a versão animada inacabada, com uma parte do mangá sem adaptação.
Foi somente em 2002 que a situação foi resolvida e, então, a Toei Animation anunciou que faria uma adaptação do restante do mangá. A famigerada Saga de Hades conta com apenas 31 episódios e foi finalizada apenas em 2008.
Esses 31 episódios compreendem três sagas adaptadas do mangá, que são:
- Saga do Santuário (episódios 1-13) – Disponível na Crunchyroll
- Saga do Inferno (episódios 14-25) – Disponível na Crunchyroll
- Saga dos Elíseos (episódios 26-31) – Disponível na Crunchyroll
Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro
Alma de Ouro é uma série exclusiva em anime, com uma história original que não tem nenhum mangá como base. Foi lançada em 2015, possui apenas uma temporada com 13 episódios e faz parte dos projetos que comemoram o 40º aniversário de Kurumada como mangaká.
Alma de Ouro conta o que acontece com os 12 Cavaleiros de Ouro após a queda do Muro das Lamentações na Saga de Hades e acontece em paralelo à jornada dos Cavaleiros de Bronze na Saga dos Elíseos. Na história, os cavaleiros dourados ressurgem em Asgard de forma misteriosa e agora devem lutar contra um novo inimigo.
Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro está disponível na Crunchyroll.
Os Cavaleiros do Zodíaco: Saintia Shô
Em 2013 foi lançado Saint Seiya: Saintia Sho, uma série de mangá escrita e ilustrada por Chimaki Kuori que conta uma história paralela à série clássica da franquia. Porém, desta vez, as protagonistas são conhecidas como Saintia, uma nova classe de guerreiras que atua como guarda pessoal de Athena (Saori Kido) e que não usa máscara, ao contrário das Amazonas.
A história começa antes do início da Guerra Galáctica, da série original, e ocorre em paralelo com os demais arcos do período clássico. Além disso, conta com as participações dos Cavaleiros de Bronze, Prata e Ouro.
O mangá foi finalizado em 2021 e a Toei, em parceria com o estúdio Gonzo, produziu uma adaptação de anime em 2018 que conta com apenas uma temporada de 10 episódios. A adaptação foi bastante criticada e devido a baixa audiência, cancelada.
Os Cavaleiros do Zodíaco: Saintia Shô está disponível na Crunchyroll.
Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas
Publicado entre 2006 e 2011, The Lost Canvas é uma série de mangá escrita e ilustrada por Shiori Teshirogi e é considerada um spin-off não-canônico baseado no mangá original de Masami Kurumada.
A obra ganhou uma adaptação em anime em 2009 com duas temporadas e um total de 26 episódios, que são muitos elogiados e cultuados até hoje. Infelizmente, pouco tempo depois, a série de anime foi cancelada, deixando uma grande parte do mangá sem adaptação.
A história se passa no século XVIII, cerca de 250 anos antes dos eventos do anime clássico, e conta como um órfão, conhecido como Tenma, se torna um dos 88 guerreiros de Athena, o Cavaleiro de Pégaso, e se encontra em uma guerra lutando contra seu melhor amigo Alone, que é revelado como a reencarnação do Deus Hades.
As duas temporadas de Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas estão disponíveis na Prime Video e na HBO Max.
Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega
A série Ômega foi produzida em 2012 pela Toei Animation exclusivamente como uma série de anime, e é considerada um spin-off que não pertence ao cânone oficial da franquia.
Ela conta com um total de 97 episódios e acontece 25 anos após os eventos da série clássica, A história contém elementos e personagens da obra original de Masami Kurumada. Após um conflito com o deus Marte, Seiya de Sagitário e seus amigos foram impedidos de queimar seus cosmos e Athena teve de se refugiar em uma ilha, onde treina novos Cavaleiros de Bronze para derrotar o novo e perigoso vilão.
Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega está disponível na Crunchyroll.
Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco
Em 2019, a Netflix lançou uma nova adaptação do mangá de Masami Kurumada e da série clássica de anime. A nova adaptação conta, atualmente, com duas temporadas de 24 episódios – uma terceira temporada já foi confirmada pela Crunchyroll e está prevista para 2024.
O remake é feito em computação gráfica e conta novamente a história original, mas de forma mais ágil, com o objetivo de apresentar a obra para uma nova geração de fãs e para um público mais jovem. No entanto, as cenas de violência são quase inexistentes e praticamente não há sangue, quando comparado ao anime original.
A série não teve uma boa recepção, especialmente entre os fãs mais antigos, por mudar alguns elementos da história e até mesmo personagens – Shun, por exemplo, é apresentando como uma mulher.
Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco está disponível na Netflix e na Crunchyroll.
Filmes, Live-Action e outros Derivados
Por fim, a franquia conta com filmes de animação e outros derivados que não estão ligados diretamente à cronologia da série principal e apresentam histórias originais com vilões alternativos. Quatro longas-metragens de animação foram lançados entre 1987 a 1989, abordando os elementos da série clássica. São eles:
- Os Cavaleiros do Zodíaco: O Santo Guerreiro (1987) - Disponível na Amazon Prime Video.
- Os Cavaleiros do Zodíaco: A Grande Batalha dos Deuses (1988) - Disponível na Amazon Prime Video.
- Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda dos Defensores de Atena (1988) - Disponível na Amazon Prime Video.
- Os Cavaleiros do Zodíaco: Os Guerreiros do Armagedon (1989) - Disponível na Amazon Prime Video.
Um quinto filme, chamado Os Cavaleiros do Zodíaco: Prólogo do Céu, foi lançado nos cinemas em 2004, logo após o sucesso da Saga de Hades, com o objetivo de introduzir uma continuação para a série clássica. Apesar de ter um visual de altíssima qualidade e de apresentar uma atmosfera mais adulta e densa, o filme não conquistou o sucesso almejado pela Toei Animation e por Masami Kurumada, que planejavam lançar uma trilogia nos cinemas.
Por motivos que até hoje não são muito claros, o projeto foi abandonado e segue sem novidades. Este filme não está disponível em nenhuma plataforma de streaming atualmente.
Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário
Em 2014 a Toei Animation lançou o sexto filme da franquia, o primeiro feito em computação gráfica e que traz um reboot da Saga do Santuário, onde os Cavaleiros de Bronze devem enfrentar os 12 Cavaleiros de Ouro para salvar Athena. Masami Kurumada atuou como produtor executivo no longa. O filme não teve uma boa recepção por boa parte dos fãs, e se encontra disponível nas plataformas HBO Max e Amazon Prime Video.
Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: O Começo
Em 2023, estreou nos cinemas o filme live-action 'Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: O Começo', uma nova adaptação da obra de Masami Kurumada. No entanto, com muitas alterações na história e nos personagens clássicos, a produção da Sony Pictures não agradou os fãs e se tornou um dos maiores fracassos de bilheteria de 2023 – o que praticamente elimina qualquer chance de sequência.
O filme está disponível para compra ou aluguel na Prime Video, Google Play e em outras plataformas de streaming.
Saint Seiya: Next Dimension
Se você está se perguntando se a saga de Seiya e dos Cavaleiros de Bronze tem uma continuação após a Saga de Hades, a resposta é sim. Existe uma continuação canônica oficial com os personagens clássicos que se chama Saint Seiya: Next Dimension.
No entanto, essa obra existe apenas em mangá, que está sendo escrito e desenhado pelo autor original, Masami Kurumada, e vem sendo publicada desde 2006. Atualmente, há um total de 14 volumes encadernados. No Brasil, a publicação é realizada pela editora JBC.
Em Next Dimension, a história possui duas abordagens: uma que gira em torno da Guerra Santa contra Hades no século XVIII; outra que dá continuidade aos eventos após a Saga de Hades da série clássica, com Saori Kido porcurando uma maneira de salvar Seiya, que sofre com uma maldição imposta por Hades.