O governo federal anunciou na quarta (9) um acordo entre Brasil e Japão, para conceder, reciprocamente, isenção de vistos para períodos de até 90 dias. O vice-presidente Geraldo Alckmin compartilhou a notícia no Twitter, com uma imagem que atraiu a atenção dos fãs de games e animes:
Brasil e Japão chegaram a um entendimento para conceder, reciprocamente, isenção de vistos para períodos de até 90 dias. Mais uma demonstração da liderança internacional do presidente @LulaOficial e do trabalho do ministro Mauro Vieira. pic.twitter.com/jEK4YzIxkn
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) August 9, 2023
Na publicação, o vice-presidente utilizou uma ilustração de um Pikachu verde, com a bandeira do Brasil estampada no lugar das bochechas rosadas do famoso ratinho elétrico de Pokémon.
A imagem, mesmo na versão original, costuma ser usada como um meme para representar surpresa, pela expressão na cara do Pikachu, e é conhecida como "shocked Pikachu", "Surprised Pikachu" ou "Pikachu Surpreso", e foi retirada do episódio "Bulbasaur e a Vila Escondida" do anime de Pokémon: Indigo League, exibido originalmente em 1997.
Pikachu é o Pokémon favorito de Ash Ketchum, jovem que foi protagonista da série animada Pokémon de 1997 até este ano, quando finalmente decidiu se aposentar, após realizar seu sonho de ser campeão mundial de Pokémon.
Os animes de Pokémon estão disponíveis atualmente em diversas plataformas de streaming, como TV Pokémon, Netflix e Amazon Prime Video.