Quem é Besouro Azul, novo herói da DC nos cinemas

Filme estreia em agosto e traz Bruna Marquezine no elenco; conheça a origem e as diferentes fases do personagem nos quadrinhos

5 abr 2023 - 09h43
Foto: Divulgação

Besouro Azul é a nova aposta da DC Comics nos cinemas com estreia prevista para o dia 18 de agosto de 2023 no Brasil, e que tem como um dos destaques a participação da atriz brasileira Bruna Marquezine no elenco.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Publicidade

O filme conta a história de um jovem latino que encontra um artefato mágico/alienígena que lhe dará um traje e poderes especiais.

Mas verdade seja dita, o Besouro Azul nunca foi um herói muito conhecido da DC Comics, por isso se você está se perguntando quem é esse personagem e da onde ele veio, Game On te traz todas as respostas, confira!

Origem

Besouro Azul em sua primeira versão
Foto:

Criado em 1939 pela finada editora Fox Feature Syndicate, a história apresentava Dan Garret, filho de um policial assassinado, que decide usar um uniforme (bem semelhante ao do Fantasma de Lee Falk) à prova de balas e combater o crime sob o nome de Besouro Azul.

Em suas primeiras histórias Dan não possuia superpoderes, mas mais tarde os roteiristas decidiram criar novas opções e o personagem ganhou habilidades especiais ao tomar uma super vitamina criada por um farmacêutico do bairro, que lhe concedeu superforça, agilidade e resistência.

Publicidade

O personagem nunca foi muito popular e logo caiu na obscuridade até que em meados da década de 1950 a Fox Syndicate fechou as portas e vendeu os direitos do Besouro Azul para a Charlton Comics.

O Novo Besouro Azul

Besouro Azul em sua nova versão na década de 1960.
Foto:

O Besouro Azul só retornou em 1964, quando a Charlton reformulou as origens do personagem. Agora ao invés de um policial, Dan Garrett era um arqueólogo que descobriu um mítico artefato egípcio de escaravelho que lhe deu vários superpoderes (como superforça, voo e raios energéticos), iniciando assim sua carreira de herói como o Besouro Azul.

No entanto, essa versão também não durou muito, e em 1966 uma nova origem foi criada apresentando Ted Kord, um aluno de Dan Garrett, assumindo o manto do herói (mas sem os superpoderes) após a aparente morte de Garrett. Além de herói, Kord era um inventor (criou uma variedade de dispositivos), gênio e rico.

Porém, após a publicação de algumas histórias, a Charlton cessou a publicação de toda a sua linha de quadrinhos em 1968, algo que durou até o fechamento das portas da editora em 1983, quando os direitos do personagem foram vendidos para a DC Comics.

Publicidade

Nova Fase na DC Comics

Parceria com o Gladiador Dourado marcou o Besouro Azul na DC na década de 1980.
Foto:

Em 1986 a DC trouxe o Besouro de volta do ostracismo e manteve as principais características de sua última versão com a identidade do inventor e cientista Ted Kord, agora com a vantagem de ser integrado ao universo de super-heróis da DC Comics.

Essa nova fase, que durou até o final da década de 1980, transformou o Besouro Azul em um personagem secundário bastante popular nos quadrinhos da DC, especialmente quando o personagem entrou como membro da Liga da Justiça, que na época contava com vários heróis desconhecidos e histórias mais cômicas e bem-humoradas.

E foi nesta época que o Besouro Azul ganhou um amigão, dividindo suas patetadas com o Gladiador Dourado, um cara egocêntrico e exibicionista que veio do futuro com um traje que lhe dá poderes especiais. A parceria dos dois rendeu ótimas histórias e uma legião de fãs que lembram desse "bromance" até hoje.

Após essa boa fase, novos editores e roteiristas mudaram a linha editorial e novamente o herói cai no esquecimento, até que em 2006 a DC decide apresentar um novo Besouro Azul (após a aparente morte de Ted Kord), na pele do adolescente latino Jaime Reyes, cujos poderes são derivados do escaravelho, agora revelado como uma arma de tecnologia alienígena avançada.

Publicidade

Adaptação para os cinemas

Filme do Besouro Azul marca estreia de Bruna Marquezine em Hollywood.
Foto:

Para a sua adaptação nos cinemas, a DC decidiu apostar na mais recente encarnação do Besouro Azul, o que nos traz o ator Xolo Maridueña (Cobra Kay) como  o adolescente Jamie Reys e Bruna Marquezine como Jenny, uma personagem que não existe nos quadrinhos e interesse amoroso de Jamie.

O filme conta com direção de Angel Manuel Soto e roteiro de Gareth Dunnet-Alcocer, que não são muito conhecidos no universo cinematográfico. Com as flopadas recentes de Homem-Formiga 3 e Shazam! 2 nos cinemas, só o tempo dirá se vem coisa boa ou ruim desse Besouro Azul.

Como todos já devem saber, James Gunn é o novo chefe criativo da DC Studios ao lado de Peter Safran, e o próprio já afirmou que esse Besouro Azul poderá participar de futuras produções que ele está planejando para o Universo DC nas telonas.

Vale lembrar que Gunn também confirmou que uma série de TV sobre o Gladiador Dourado está em seus planos, e certamente podemos esperar por uma participação do super-herói azulado, relembrando seus melhores momentos nos quadrinhos da DC Comics.

Publicidade

Besouro Azul tem estreia prevista no Brasil para 18 de agosto de 2023.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações