Um personagem inventado para a série Anéis de Poder, Hallbrand apareceu no segundo episódio da série da Amazon Prime e não pareceia ser mais do que uma contraparte "humana" para a épica guerreira elfa Galadriel. Mas os eventos do episódio seguinte mostraram que, talvez, ele seja bem mais do que parece.
Hallbrand não existe nos livros de J. R. R. Tolkien e a Amazon parece ter se aproveitado das muitas lacunas nos eventos da Segunda Era, em que Anéis de Poder está situada, para desenvolver o personagem.
Quando Galadriel encontra o humano, ele está em uma jangada, junto com outros náufragos vindos das terras do sul. O que a série revela no episódio 3 é que Hallbrand pode ser o rei dessas terras e um descendente dos humanos que se aliaram a Morgoth na Primeira Era. Ou ao menos é o que pensa Galadriel, por causa do colar pendurado no pescoço do humano.
Em sua defesa, Hallbrand diz ter fugido quando seu lar foi atacado por orcs e que o colar foi encontrado por ele em um homem morto, negando a suposta ascendência nobre. Outros eventos no episódio parecem indicar aos fãs quem pode ser o misterioso humano que navegou com Galadriel para Númenor.
Hallbrand é Sauron?
A primeira teoria que circulou após o episódio é que Hallbrand (e não o Estranho) é o maligno Sauron: além de ter uma ligação forte com a parte sul da Terra Média, onde Sauron estaria escondido e que eventualmente, se tornará Mordor, o humano estava muito interessado em trabalhar na forja de Númenor. Ele afirma ser muito habilidoso na forja e capaz de trabalhar o metal como ninguém mais.
Além disso, enquanto tentava conseguir, através de roubo e trapaça, uma insígnia da guilda dos ferreiros, ele entrou em uma briga e mostrou um inesperado lado muito violento e selvagem, Hallbrand acaba preso. Sauron ficou preso em Númenor antes de conquistar a confiança dos habitantes da Ilha Estrela - para depois, empurrá-los para a ruína.
Vale notar, Hallbrand dá presentes em duas ocasiões do episódio: primeiro a adaga para Galadriel e depois, para os humanos na taverna de Númenor. Ele também é muito bom em manipular as pessoas com sua conversa. São características que batem com as de Annatar, o "Senhor dos Presentes", a identidade de Sauron durante a forja dos anéis de poder.
Além disso, seria no mínimo irônico o grande vilão estar escondido justamente ao lado da única pessoa que ainda procura ativamente por ele em toda a Terra-Média. Por outro lado, qual seria o motivo para Hallbrand salvar a vida de Galadriel durante o ataque da serpente marítima?
Hallbrand é o Rei dos Nazgul?
Outra possibilidade aventada pelos fãs de O Senhor dos Anéis é a de que Hallbrand não seja o próprio Necromante, mas um de seus mais famosos servos, o Rei Bruxo de Angmar, ou, simplesmente, o Rei dos Nazgul. A origem deste personagem nunca foi descrita por completo nos livros de Tolkien, mas ele é um rei humano que ganhou um anel de poder de Annatar.
Se Hallbrand for mesmo o rei das terras do sul, sua ferocidade em combate e lábia ardilosa certamente podem levá-lo de volta ao lado de Sauron, onde vai acabar liderando os outros reis humanos possuídos pelos anéis.
Vale lembrar, o rei dos Nazgul era um combatente temível, protegido por uma profecia de que "nenhum homem poderia matá-lo" - tanto que só foi derrotado e morto por Eowyn, uma princesa Rohirrim, durante a batalha no Abismo de Helm, já na distante Terceira Era.
O Senhor dos Anéis - Anéis de Poder está disponível na Amazon Prime Video, com episódios novos todas as sextas.