Quando a Rainha Elizabeth II visitou o set de filmagens de Game of Thrones, da HBO, ela conheceu o elenco e os produtoress da famosa série, mas recusou o convite para sentar no Trono de Ferro.
O trono, feito com as espadas de dezenas de lordes, é o símbolo máximo do poder dos sete Reinos de Westeros e motivo de luta entre as Casas na série da HBO. Nada mais justo que uma monarca real experimentar a cadeira, mas, para a surpresa dos produtores David Benioff e Dan Weiss, a Rainha não pôde aceitar a oferta. Também estavam presentes os atores Lena Headey (Cersei Lannister), Kit Harington (Jon Snow), Maisie Williams (Arya Stark) e Sophie Turner (Sansa Stark).
A Rainha recusou o convite de forma educada, como esperado, porque não é permitido que ela se sente em um trono estrangeiro. Essa não é uma lei escrita no Reino Unido, mas uma antiga tradição britânica que a Rainha Elizabeth II fez questão de cumprir.
Mesmo que a posição da Rainha nos dias atuais seja mais cerimonial, o rei ou rainha ainda detêm o poder de chefe de Estado e portanto, não pega bem sentar-se no trono de outras nações - ainda que, neste caso, se trate de um reino fictício.
O Trono de Ferro, atualmente, pode ser visto em A Casa dos Dragões, série exibida pela HBO, onde é ocupado pelo rei Viserys I, da Casa Targaryen.