Super Mario Bros. - O Filme acerta em cheio os fãs do encanador

Animação aposta em simplicidade e fan service para agradar público gigantesco

6 abr 2023 - 11h48
(atualizado em 19/4/2023 às 15h37)
Super Mario Bros. - O Filme acerta em cheio com os fãs
Super Mario Bros. - O Filme acerta em cheio com os fãs
Foto: O Vício

Quando Super Mario Bros. - O Filme foi anunciado em 2022 pela Nintendo em parceria com a Illumination Studios (Meu Malvado Favorito), a desconfiança foi grande. Não pelas empresas envolvidas, mas sim pelo histórico do encanador no cinema. Nenhum fã de Mario dormiria tranquilo com o anúncio de um novo longa do personagem, não após o desastroso live action de 1993.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Publicidade

Entretanto, se um dos principais defeitos do longa de 1993 foi “inventar moda” demais, Super Mario Bros. de 2023 corrigiu de forma perfeita o erro e joga no simples. Não me entenda mal, isso não quer dizer que o filme seja ruim, mas sim que os envolvidos perceberam a necessidade de entregar fanservices. Porque, neste caso, se trata de uma das maiores IPs da indústria do videogame e agradar os fãs, é, necessariamente, agradar uma grande parcela de quem irá assistir ao filme.

Roteiro simples até demais

A história de Super Mario Bros. é extremamente simples. Mario e Luigi resolveram abrir uma empresa de encanadores próprias e, na tentativa de ganhar notoriedade, acabam se envolvendo em uma confusão e indo parar no universo que conhecemos dos games. Os irmãos se separam e Mario terá que resgatar o medroso bigodudo de macacão verde.

Os principais defeitos do filme se encontram em seu roteiro. Quando Mario encontra personagens como a Princesa Peach e Toad, não é necessário mais que minutos de filme para que eles decidam ser melhores amigos e viajar juntos.

Contudo, é curiso perceber que o filme consegue entender essas falhas em determinados momentos e cria boas piadas em cima disso. Há, por exemplo, um momento em que a Princesa Peach caminha heroicamente rumo à uma jornada de vida e morte com Mario ao seu lado. Seus súditos não entendem porque ela já se aliou tão rapidamente com um desconhecido e ao ser questionada sobre quem é ele, com uma bela dublagem a personagem simplesmente responde “Ele não é importante” e arranca risadas de toda a sala de cinema.

Publicidade

Dessa forma, o roteiro do filme é sim extremamente simples e problemático em alguns pontos. Mas o carisma dos personagens faz com que estas falhas sejam completamente superaveis, e com certa facilidade eu diria.

Aspectos técnicos impecáveis

Ainda que desde o início Super Mario Bros. se mostre como um filme descompromissado em entregar uma grande história, mas sim em agradar aos fãs, o mesmo não pode ser dito dos aspectos técnicos do filme. A animação está em altíssimo nível durante todo o longa e impressiona em certos momentos, mostrando que a Illumination teve uma preocupação gigantesca em entregar uma qualidade gráfica surpreendente.

Por se tratar de um filme infantil que conta com diversas pérolas de comédias soltas, a qualidade da animação é parte extremamente importante dos momentos de humor. É o texto que mostra que o Rei Pinguim realmente acredita que seu exército é poderoso quando na verdade é fraco. Mas é uma animação impecável que fecha a piada ao mostrar com perfeição os detalhes da face do personagem.

Fan service a dar com pau

O vilão de Super Mario: O Filme é interpretado por Jack Black
Foto: Ilumination / Divulgação

No resumo, Super Mario Bros. é um filme feito para fãs, mas que com certeza irá arrancar risadas do público geral. Não, ele não reinventa a roda de filmes de animação e nem seguirá a linha da Pixar, de te ensinar uma lição de vida ao final do longa.

Publicidade

Mas ele diverte de uma forma geral e, se você é fã de todo o universo do Mario, com certeza irá se arrepiar com diversos dos easter eggs espalhados pelo filme de pouco mais de 1h30min de duração. Por ter assistido em uma sessão para a imprensa, cercado de fãs da Nintendo, não se passavam cinco minutos sem que alguém identificasse alguma homenagem escondida pelo filme.

Por fim, uma sensação ficou presente do início ao final do filme: a vontade de rejogar todos os jogos do mundo de Mario possíveis. Se a intenção de Super Mario Bros. era reforçar a IP em outra linguagem, é fácil dizer que a missão foi cumprida e com muito sucesso.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se