A estreia de The Last of Us na HBO no domingo (15) rendeu muitos elogios para a adaptação do game de PlayStation - e até incomodou os fãs de outras ótimas adaptações de jogos, como Arcane - mas nem tudo visto no primeiro episódio é exatamente fiel ao game original, com várias mudanças notáveis para ajustar a obra ao novo formato.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Quando o surto aconteceu?
No jogo original, o Dia do Surto, quando a infecção do fungo Cordyceps se espalhou pelos Estados Unidos, foi em 26 de setembro de 2013 - a data inclusive é celebrada todos os anos pelos fãs da série e é quando a produtora Naughty Dog anuncia suas novidades. O salto de 20 anos leva a história para 2033, com o mundo bastante arruinado e meio que tomado pela natureza (e pelos infectados).
Na série da HBO, porém, o surto acontece em 2003 e a narrativa principal acontece em 2023, o ano atual. A mudança foi feita "para tornar a a história mais real", explicou o criador de The Last of Us, Neil Druckman, ao site TechRadar, dizendo que assim o público veria lugares mais familiares.
Família Miller
No game, a família de Joel é texana, assim como na série. Os Miller moram em Austin antes do surto de Cordyceps, mas na versão da HBO, a família ganhou uma descendência latina, o que levou a aparência de Sarah ser diferente da personagem do game. Pedro Pascal e Gabriel Luna, atores que interpretam Joel e Tommy, são de origem latina e assim, a atriz Nico Parker, que interpreta Sarah, se encaixa melhor no papel.
Faca e relógio
Quando Sarah vai para seu quarto pegar o relógio de Joel para consertar, a personage para por um bom tempo com uma faca com desenhos de cavalos. Esse item não existe no jogo e pode ser que tenha alguma importância posterior, assim como o relógio - que Joel continua usando em 2023, mesmo quebrado, para se lembrar da filha.
Curtis e Viper 2
Embora a quadrilogia de filmes de ação (totalmente fictícia) 'Curtis e Viper' seja a favorita de Joel, que inclusive assistiu ao último no cinema, ele não assiste ao filme em seu aniversário no começo do game. A adição do DVD traz referências tanto ao game original, pela pose dos personagens na capa, como ao segundo game: Ellie assiste o filme em uma cena marcante daquele jogo.
Joel x Tess?
Parceiros de contrabando, Joel e Tess tem uma relação não esclarecida que sempre mexeu com a imaginação dos fãs de The Last of Us. No game da Naughty Dog, nunca ficou claro se os dois são apenas amigos ou se rolava algo mais.
A série The Last of Us tenta mostrar um pouco mais sobre o relacionamento de Joel e Tess: os dois dormem abraçados em uma cena, mas no dia seguinte, Tess diz que não estava lá, que tinha sido confundida com um membro dos Vagalumes e passado a noite presa na FEDRA. Seria só um sonho de Joel?
Tommy veterano
Pouco se sabe sobre o passado de Tommy no game The Last of Us, além de que ele trabalhava com Joel e que os dois tinham uma relação atribulada. A série da HBO dá a entender que Tommy também é um soldado veterano: sua camionete tem um adesivo da 'Operaçao Tempestade no Deserto', a Guerra do Golfo dos anos 1990, e também há um porta-retrato com uma foto de Tommy com as estampas da bandeira dos EUA.
Com nove episódios, The Last of Us vai ao ar todos os domingos na HBO e no streaming HBO Max.