Os momentos finais de The Last of Us estão entre os mais marcantes do game original e se repetem na adaptação live action da HBO, que teve seu último episódio exibido neste domingo (9). Para muitos fãs, a grande questão é: Ellie acreditou em Joel no final?
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
No derradeiro episódio da primeira temporada, Joel e Ellie passam por um encontro desafiador com os infectados e eventualmente, são pegos pelos Vagalumes, alcançando o hospital que buscaram durante boa parte da série. Lá, Joel descobre o que vai acontecer com a menina e toma uma decisão que mudará suas vidas - e de todos os sobreviventes da pandemia de Cordyceps - para sempre.
Porém, enquanto Joel luta para resgatar Ellie, a jovem está desacordada, sendo preparada para ser operada pelos cientistas. Ao final, o personagem consegue impedir que Ellie seja dissecada pelos Vagalumes. As ações do protagonista de The Last of Us dividem o público, mas fica claro que Joel Miller não estava disposto a perder sua filha novamente.
Quando Ellie acorda, Joel diz a ela que os Vagalumes desistiram de criar uma vacina, e que o hospital foi destruído por saqueadores. Ellie permanece quieta e se vira de costas para Joel.
No final do episódio, Ellie pede que Joel jure que não está mentindo para ela, questionando porque os Vagalumes os mandaram até lá depois de saber que não existe uma cura. Joel olha para a menina e jura que está dizendo a verdade. Ellie responde apenas "Okay" e o episódio termina.
No game original, a história termina praticamente da mesma forma, gerando a mesma pergunta entre os fãs: Ellie acreditou na mentira de Joel? O debate durou até a chegada de The Last of Us: Parte 2, a premiada continuação da aventura da da Naughty Dog.
Caso você pretenda jogar The Last of Us: Parte 2 antes da próxima temporada da série, pare de ler agora! Se não tiver problema com spoilers, continue depois desta foto de Joel, Ellie e a girafa:
O segundo jogo se passa anos depois do primeiro, com Joel e Ellie vivendo suas vidas na comunidade de Tommy, e tem vários flashbacks que mostram como a relação entre os dois sobreviventes se deteriorou com o passar dos anos.
No começo, Ellie tentou acreditar na versão de Joel de que os Vagalumes desistiram da cura, mas sempre achou a história meio suspeita. Semanas depois do incidente no hospital, ela começou a pedir por mais detalhes para Joel.
Alguns anos depois, as dúvidas levaram Ellie de volta ao hospital, para ver com seus próprios olhos o que aconteceu lá. A jovem encontra uma gravação de um dos Vagalumes que sobreviveram ao massacre, que revela não só que Ellie era uma chance para a cura, mas que o médico responsável pela cirurgia tinha sido assassinado.
Furiosa, Ellie confronta Joel por impedir que ela decidisse se iria se sacrificar ou não para salvar a humanidade. Sentindo-se ainda mais culpada por ter sobrevivido, Ellie se afasta de Joel e permanece assim por muitos anos.
É provável que a segunda temporada de The Last of us, que começará a ser filmada no final deste ano, siga essa narrativa de perto, como foi feito com a primeira leva de episódios, que foi bastante fiel à história do jogo original.
Baseada no game de PlayStation, The Last of Us está disponível na HBO e na HBO Max.