O episódio inicial de The Last of Us, série da HBO baseada no popular game de PlayStation, apresenta muitos elementos importantes sobre o cenário e termina com uma revelação muito importante sobre a jovem protagonista Ellie e sua importância para os Vagalumes e para o mundo.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Interpretada por Bella Ramsey, Ellie é uma jovem nascida após o Dia do Surto e o único mundo que ela conhece está entre os muros da zona de quarentena de Boston. Ellie é entregue aos contrabandistas Tess (Anna Torv) e Joel (Pedro Pascal) pela organização Vagalumes, para ser levada para fora de Boston por motivos não explicados. A dupla aceita a tarefa em troca de uma camionete para procurar Tommy, o irmão de Joel que está desaparecido.
Porém, no final do 1º episódio de The Last of Us, a importância de Ellie para os Vagalumes é revelada e porque Joel e Tess precisma manter a garota viva custe o que custar: De alguma forma, Ellie parece ser imune à infecção do fungo Cordyceps. Veja o momento em que ela revela isso aos companheiros de viagem no game:
No final do primeiro episódio, Joel, Tess e Ellie são capturados por um agente da FEDRA, grupo autoritário que representa o que restou do governo americano. Eles estão fora da zona de quarentena e por isso, o agente escaneia o trio para verificar se estão infectados. Enquanto examina Ellie, a jovem ataca o agente de surpresa, esfaqueando o soldado e obrigando Joel a matá-lo. Tess pega o scanner, que revela que a garota está infectada.
Depois de um momento de pânico, Ellie revela a mordida que levou no braço cerca de três semanas atrás. É visível que o fungo ainda está presente em seu corpo, com a infecção da mordida se espalhando pelo braço da menina.
A infecção pelo Cordyceps, em The Last of Us, transforma suas vítimas em zumbis irracionais em cerca de 24 horas, o que prova que Ellie é imune: após três semanas, Ellie não apresenta sinais de perda de funções motoras e nervosas, nem faminta para espalhar o fungo para outras pessoas. É por isso que a menina está presa por Marlene, que manteve Ellie em observação após o incidente da mordida.
Por que os Vagalumes querem Ellie
A facção revolucionária dos Vagalumes quer Ellie para desenvolver uma vacina ou uma cura para a infecção do Cordyceps, doença que causou o fim da civilização ao matar milhões de pessoas em tempo recorde 20 anos atrás. Ao oferecer uma cura ou vacina contra o fungo, o grupo espera enfraquecer o controle da FEDRA sobre a sociedade.
Ao menos no primeiro episódio, não há uma explicação para a imunidade de Ellie, mas há teorias que circulam na internet desde o lançamento do jogo de PlayStation que inspirou a série The Last of Us. Uma delas sugere que a mãe de Ellie, Anna, interpretada na série por Ashley Johnson, atriz que fez o papel da protagonista no game original, teria sido infectada durante a gravidez e assim, transmitido a doença para a filha ainda no ventre. Assim, quando foi mordida por um infectado, Ellie não sofreu efeitos por já ter sido exposta ao Cordyceps antes mesmo de nascer.
Um dos trailers da série mostra Anna, a mãe de Ellie logo depois do nascimento da filha - o que parece derrubar a teoria da mãe infectada, ao menos na série da HBO. A causa mais provável para a imunidade pode ser uma simples mutação, parte do processo de evolução natural da espécie, que por acaso, tornou a jovem imune ao Cordyceps, mas não seria uma explicação tão emocionante.
Se a série vai ou não explicar a imunidade ainda é um mistério, mas já é confirmado que Ellie é imune ao fungo que dizimou boa parte da humanidade e por isso os Vagalumes querem levar a garota até um labortatório no oeste - o mais longe possível dos seus adversários, a FEDRA.
Com nove episódios semanais, The Last of Us está disponível na HBO e na HBO Max.