O filme live-action da Barbie, estrelado por Margot Robbie, chegou aos cinemas na semana passada e já é considerado um dos maiores sucessos de 2023, atraindo milhares de pessoas e quebrando recordes de bilheteria.
Criada em 1959 pela empresa americana Mattel, Barbie rapidamente se tornou uma das bonecas mais famosa do mundo, além de ser uma das marcas mais influentes na indústria de brinquedos em mais de sessenta anos.
E em todas essas décadas, a marca se expandiu em uma franquia multimídia, aparecendo em vários formatos como videogames, animações e até mesmo em histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Confira aqui com Game On como a famosa boneca virou personagem de gibis.
Barbie em Quadrinhos
A primeira vez em que Barbie virou protagonista em histórias em quadrinhos foi na série de cinco edições Barbie and Ken, publicada pela extinta editora Dell Comics entre 1962 a 1963. Cada edição possui 36 páginas e capas com fotos dos bonecos de Barbie e Ken, e as histórias mostram garotas de um fã-clube contando histórias de como conheceram a Barbie, apresentada em diferentes situações e profissões.
Já as artes e desenhos no interior das revistas seguem o estilo tradicional das grandes editoras como a Marvel e DC Comics da década de 1970, com boas ilustrações da Barbie, personagens e dos cenários/ambientes em geral.
Após essa primeira e breve experiência no mundo dos quadrinhos, a Barbie só retornaria para as páginas impressas entre os anos de 1991 a 1996, desta vez em revistas publicadas pela Marvel Comics, mais conhecida pelos gibis de super-heróis. A publicação mais popular dessa época foi batizada simplesmente de "Barbie", e contou com 63 edições durante o período - e que inclusive foi lançada no Brasil pela Editora Abril.
Outra série popular da Marvel Comics era "Barbie Fashion", que contou com 53 edições. No entanto, diferentes dos gibis da Dell Comics, que mostravam fãs da personagem compartilhando histórias sobre a Barbie, ambas as publicações da Marvel colocavam a boneca e suas amigas como as personagens centrais.
Assim, os leitores acompanhavam o cotidiano de Barbie e seus muitos amigos - geralmente a irmã Skipper e o namorado Ken - que levavam uma vida de adolescentes da década de 1990. Obviamente, não temos heróis, vilões ou super-poderes, o selo principal da Marvel Comics, mas sim aventuras mais urbanas com lições de moral, saúde, moda e cuidados com os animais e o meio-ambiente.
As histórias, em sua maioria escritas e desenhadas por uma equipe composta de mulheres, são bem simples e têm como foco o público jovem feminino, apresentando narrativas bem leves, saudáveis e levemente cômicas - até mesmo os "vilões", geralmente ricaços da indústria ou ladrões comuns, são retratados de maneira bem inofensiva.
Já a nossa estrela principal, era mostrada como uma jovem mulher moderna estilosa, que trabalha como modelo e estilista, e que também toca em uma banda. Uma mulher gentil com todos a sua volta, preocupada com os problemas do mundo e com uma vida inspiradora.
Após sua passagem pela Marvel, Barbie passou por um hiato nos quadrinhos e a partir de 2016 a editora Papercutz Graphic Novels assumiu o trabalho de publicar novas histórias em quadrinhos, desta vez em formato de Graphic Novels, ou seja, publicações especiais esporádicas e com mais destaque para a composição artística.
Estas novas histórias também apresentam a vida e aventuras de uma jovem Barbie e seus amigos em vida urbana cotidiana, com foco para o público infantil feminino.
Mas e aí, você sabia que Barbie já estrelou sua própria história em quadrinhos? Quem sabe você chegou a ler as revistas lançadas no Brasil na década de 1990? Conte aí para a gente nos comentários!