The King of Fighters é uma das franquias mais conhecidas dos jogos de luta, e também uma das que mais recompensa os jogadores que se dedicam à arte de apertar botões e humilhar oponentes. Porém, para iniciantes, pode ser um pouco complicado entender como se tornar um campeão de pelejas, então preparamos essas dicas para te ajudar.
Confira: (Aviso: Usamos como base o título mais recente, The King of Fighters XV, lançado no começo deste ano – mas boa parte das recomendações servem também para jogos anteriores da série e, a depender da dica, até para outros jogos).
Escolha seu time
As lutas em The King of Fighters são no formato de 3 contra 3, então é importante que você escolha entre a enorme quantidade de personagens disponíveis no jogo os que você está mais confortável – principalmente considerando que a maioria deles tem estilos de luta completamente diferentes uns dos outros.
Em geral, para começar, recomendamos Terry Bogard e, conforme se acostumar aos golpes dele, ir testando outros personagens e vendo qual você acha mais divertido – afinal, é importante, além de ser bom, estar feliz jogando o game, não é mesmo?
Deixe o main para o final
Caso você nunca tenha jogado um título do gênero, é importante ressaltar algumas diferenças entre o KoF XV e outros: ao contrário do que acontece na vasta maioria dos games de pancadaria, você não pode trocar a personagem no meio do combate. Isso significa que a ordem escolhida na hora de selecionar personagens é permanente.
Para jogadores iniciantes, o ideal é testar personagens novos em primeiro lugar e, quando estiver confortável com algum (o que chamamos main), deixá-lo para o último espaço do time. Isso abre possibilidades para que, caso você esteja levando um sarrafo, tenha mais chances de virar o jogo no final, dado que será sua personagem favorita e ela estará com a vida completa.
O modo de treinamento é seu amigo
Jogar um jogo de luta é quase igual a treinar uma arte marcial na vida real, com a diferença que você não se tornará mais saudável e provavelmente nem conseguirá soltar um hadouken – mas como na prática física, é necessário praticar, e o modo treinamento em The King of Fighters é seu amigo.
O modo, à primeira vista, pode ser somente um ambiente em que o adversário não se move, mas ele conta com várias configurações para treinar cenários específicos – por exemplo, o inimigo defender abaixado para você aprender como quebrar esse tipo de proteção. Use e abuse desse modo.
Aprenda a pular
Pode parecer uma dica um tanto insossa, mas aprender a pular na hora certa é bastante útil num jogo de luta, especialmente quando você percebe que o oponente também é iniciante. Não esqueça também que há duas espécies de pulo: o hop, que é um pulinho quando você só rela no botão, e o pulo de fato, realizado quando você aperta o botão.
Use ambos para confundir o adversário e encaixar golpes que outrora seriam facilmente defendidos. Não por acaso, muitos jogadores parecem coelhos selvagens, pulando de um lado para o outro tal qual o Vega do Street Fighter. E, claro, aprenda quando não pular também, esse pode ser um diferencial entre continuar na partida ou perder.
Pesquise combos
Muitas vezes, não conseguimos progredir sozinhos – nessas horas, pedimos ajuda para o YouTube. Grande parte do aprendizado de jogos de luta em 2022 consistem em pesquisar na plataforma de vídeos termos como “Kyo Kusanagi Combos KOF XV” e consumir todo e qualquer conteúdo que aparecer ali.
O esforço para replicar é importante, e pode te tornar um verdadeiro campeão. Além disso, explicações de diferentes mecânicas do jogo também estão disponíveis aos montes no YouTube – estude bastante, quase como se estivesse indo para o ENEM da pancadaria. Que, aliás, seria muito mais divertido, convenhamos.
Enfrente pessoas reais
A CPU dos jogos de luta é normalmente forte, mas ela não vai te ensinar o traquejo de lutar contra uma pessoa real, capaz de se adaptar ao seu estilo de jogabilidade de diferentes formas. Por isso, é importante procurar formas de jogar contra humanos.
Em 2022, ano da tecnologia, isso é possível através do modo online, presente em The King of Fighters XV com um netcode bem funcional, mas agora com as pessoas saindo mais de casa após a pandemia também é possível encontrar torneios nas grandes cidades do Brasil – se tiver curiosidade, recomendamos procurar grupos no Facebook também, que podem auxiliar a fazer o contato com outros jogadores.