Jogos de Sega CD que queremos no Mega Drive 2 Mini

Nova versão em miniatura do 16-bits chega em outubro no Japão, com jogos clássicos de Mega Drive e Sega CD

10 jun 2022 - 09h53
Foto: Divulgação

A Sega anunciou recentemente que planeja o lançamento do Mega Drive 2 Mini com mais de 50 jogos em seu catálogo, mas desta vez trazendo títulos de sucesso tanto do Mega Drive quanto do periférico Sega CD. O lançamento está marcado para o dia 27 de outubro, por enquanto apenas para o mercado japonês.

O Mega Drive 2 foi lançado pela Sega em 1993, cinco anos após o lançamento do console original, com um novo design mais compacto e de custo reduzido do videogame de 16 bits. Já o Sega CD é um periférico que foi lançado em 1991 e que era acoplado ao Mega Drive, permitindo reproduzir jogos produzidos em CD, oferecendo vários aprimoramentos em comparção aos jogos de cartuchos.

Publicidade

O Sega CD também recebeu um novo modelo em 1993, projetado para reduzir os custos de fabricação e para ser aclopado ao Mega Drive 2 (mas também se conectava com o modelo mais antigo original).

Apesar de oferecer um grande potencial, os estúdios na época ainda davam os primeiros passos em jogos de CD, resultando em títulos que não aproveitavam todo o hardware extra do Sega CD.

Apesar de uma biblioteca de jogos escassa, o Sega CD contou com algumas pérolas que certamente merecem ser relembradas, por isso Game On preparou uma lista com cinco jogos que gostaríamos de ver no Mega Drive 2 Mini, confira!

Publicidade

Final Fight CD

Foto: Divulgação

Um dos grandes clássicos de pancadaria da Capcom chegou ao Sega CD em 1993 por meio do extinto estúdio A-Wave. Esta versão mantém quase todos os recursos do original em arcade que foram removidos nas duas versões lançadas para o Super Nintendo (Final Fight e Final Fight Guy), até então as únicas versões para consoles domésticos. Entre as principais diferenças, o jogo para Sega CD traz o modo de dois jogadores simultâneos, opção de escolher entre três personagens principais, cenários mais detalhados, o estágio da Área Industrial, uma excelente trilha sonora digital, entre outros detalhes.

Snatcher

Foto: Divulgação

Snatcher é um adventure cyberpunk lançado pela Konami com direção do hoje renomado Hideo Kojima da série Metal Gear Solid (na época ainda desconhecido), lançado originalmente para as plataformas PC-88 e MSX2 em 1988 no Japão. O jogo chegou ao Sega CD em 1994, baseado em uma versão lançada antes no PC-Engine em 1992. A versão do Sega CD até então era a única disponível totalmente em inglês, além de contar com um conteúdo maior e mais completo do que as outras versões lançadas anteriormente. Como é de se esperar de um game de Hideo Kojima, o jogo tem como grande destaque a sua narrativa, com influências de filmes consagrados como Blade Runner e O Exterminador do Futuro. Situado em meados do século XXI na fictícia metrópole de Neo Kobe City, o jogador controla um homem com amnésia chamado Gillian Seed, que se junta a uma força-tarefa especial para caçar os "Snatchers", robôs que matam humanos e os substituem na sociedade.

Lunar The Silver Star/Eternal Blue

Foto: Divulgação

Fãs de JRPG certamente vão se deleitar com Lunar: The Silver Star, que se saiu tão bem em 1992 que ganhou uma sequência direta ainda melhor, Lunar: Eternal Blue (1994), além de vários remakes com o passar dos anos. O jogador controla um jovem chamado Alex, que sonha se tornar um grande herói como o seu ídolo, o Dragonmaster Dyne. Quando o mundo de Lunar é ameaçado pelo Magic Emperor, Alex e seus amigos partem em uma jornada épica para reunir o poder necessário para ele se tornar o próximo Dragonmaster e assim salvar o mundo da destruição. Com personagens carismáticos, uma história cativante com vários diálogos dublados (coisa rara na época) e uma ótima trilha sonora, certamente este jogo e sua sequência são uns dos melhores RPGs da época.

Dark Wizard

Foto: Divulgação

Dark Wizard é um RPG tático em turnos bem pouco conhecido, lançado em 1993 exclusivamente no Sega CD. O jogo foi criado por Kenji Terada, que é mais conhecido por seu trabalho nos três primeiros jogos da série Final Fantasy. O game se passa no Reino de Cheshire, que foi dominado pelo bruxo das trevas Velonese, que deseja libertar um poderoso deus malévolo. O jogador controla um dos quatro personagens principais, cada qual com sua história e tropas variadas, para criar um exército e recuperar o reino. Com mais de 300 horas possíveis de jogo, Dark Wizard é uma verdadeira jóia escondida no catálogo de jogos do Sega CD.

Publicidade

The Amazing Spider-Man vs The Kingpin

Foto: Divulgação

E para fechar a lista um jogo de plataforma do amigão da vizinhança, o Homem-Aranha. Lançado em 1993, o jogo em CD é baseado na versão lançada para o Mega Drive em 1991, porém contando com várias melhorias como cenas animadas dubladas, estágios maiores e inéditos, um gameplay mais rápido, movimentos extras e uma trilha sonora de rock matadora. O jogador assume o controle do herói que precisa enfrentar vilões clássicos como Doutor Octopus, Lagarto, Venom, entre outros, para obter as chaves para desarmar uma bomba nuclear que o Rei do Crime planeja detonar. Além disso, Mary Jane é raptada, complicando ainda mais a vida do teioso.

Jogos já confirmados

Em seu anúncio do Mega Drive 2 Mini, a Sega já confirmou cinco jogos do Sega CD para o lançamento japonês, confira quais são:

Sonic CD

Foto: Divulgação

Desde o seu lançamento em 1993, Sonic CD é considerado um dos melhores jogos da franquia, não à toa é o título mais vendido do Sega CD. O game mantém a velocidade e o estilo plataforma que consagraram o personagem no Mega Drive, mas o jogo se destaca por permitir que Sonic viaje no tempo para versões passadas e futuras de um mesmo nível, o que leva a cada estágio a ter várias variações diferentes para serem exploradas. Além disso, o jogo apresenta Amy Rose e Metal Sonic pela primeira vez, e como o resto dos melhores jogos da Sega CD, conta com uma trilha sonora incrível.

Silpheed

Foto: Divulgação

Lançado em 1993, Silpheed é um jogo de nave espacial que certamente se destacou no Sega CD, ao apresentar incríveis cenários poligonais renderizados ao fundo, enquanto a ação rola verticalmente no plano principal. Mesmo com quase 30 anos nas costas, Silpheed ainda apresentar um visual que impressiona para um sistema 16 bits, é desafiador na medida certa e é muito divertido de se jogar.

Publicidade

Shining Force CD

Foto: Divulgação

Lançado em 1994, Shining Force CD é um RPG tático em turnos, sendo um remake de dois jogos anteriores da franquia, Shining Force Gaiden e Shining Force Gaiden II, lançados originalmente no portátil Game Gear. O jogo também inclui dois novos cenários exclusivos desta versão que continuam a história de Gaiden. Com um gameplay estratégico, belas animações e muitas horas de conteúdo, este é um dos principais destaques desta franquia esquecida.

Popful Mail

Foto: Divulgação

Lançado originalmente no PC-88 em 1991, Popful Mail chegou ao Sega CD em 1994 misturando o estilo de plataforma 2D com elementos de RPG. Os jogadores controlam Mail, uma elfa caçadora de recompensas que parte em aventuras atrás de criminosos e que deve impedir o retorno de três grandes demônios destruidores de mundos.

Mansion of Hidden Souls

Foto: Divulgação

Lançado em 1993, Mansion of Hidden Souls é um adventure ao estilo de Myst, onde se vê a ação de uma perspectiva em primeira pessoa. O jogador controla Johnathan, que deve explorar e rsolver quebra-cabeças na mansão enquanto procura sua irmã desaparecida, Samantha.

O Mega Drive 2 Mini chega em outubro ao Japão e deve ser lançado no resto do mundo futuramente.

Fonte: Game On
Curte games e e-sports? Acompanhe todas as novidades no Game On!
Ativar notificações