Lego Star Wars: The Skywalker Saga inova com sistema de RPG

Sistema de classes e evolução trazem novos ingredientes para fórmula de sucesso

21 mar 2022 - 10h00
(atualizado às 10h39)
The Skywalker Saga traz versões dos 9 filmes de Star Wars para jogar
The Skywalker Saga traz versões dos 9 filmes de Star Wars para jogar
Foto: WB Games / Divulgação

Depois de muitos adiamentos, Lego Star Wars: The Skywalker Saga finalmente está perto de seu lançamento. O jogo chega em abril para PC e consoles, e o Game On teve a oportunidade de experimentar um de seus estágios e conferir as novidades deste retorno dos games Lego ao seu universo mais popular.

A grande atração de The Skywalker Saga é trazer todos os nove Star Wars em versão Lego, incluindo fases baseadas nos três filmes mais recentes e outras baseadas nos filmes das duas trilogias anteriores. O melhor de tudo é que essas fases "clássicas" não se tratam de remakes ou remasterizações dos Lego Star Wars antigos, mas de estágios completamente novos que aproveitam a evolução da franquia nos últimos anos - e acrescentam ainda mais novidades.

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Foi o que vi ao jogar parte das fases ambientadas em Star Wars Ep. IV, Uma Nova Esperança: a trama acompanha momentos chave da clássica aventura cinematográfica, desde o ataque de Darth Vader à nave da Princesa Leia, a reunião de Luke com os droides, a busca por Obi-Wan Kenobi e o encontro desse grupo com os malandros Han Solo e Chewbacca. Meu tempo com o game terminou um pouco depois, já dentro da Estrela da Morte.

Novas mecânicas

Combate do novo Lego Star Wars tem mira e cobertura
Foto: WB Games / Divulgação

Entre as novidades de Skywalker Saga estão as áreas maiores para explorar em cada estágio, mecânicas de combate que incluem uso de cobertura e pontaria para atirar com as pistolas laser, o uso da Força em combate pelos Jedi (Obi-wan pode arremessar seu sabre em inimigos específicos e puxá-lo de volta) mas o que mais me chamou a atenção foi o sistema de evolução e classes de personagem.

São mecânicas de RPG que não existiam em outros games de Lego e que adicionam novas camadas de complexidade na fórmula bem suscedida da franquia. O jogo tem o senso de humor leve que os fãs adoram (como quando encontramos Luke pela primeira vez, bebendo uma caixinha do infame leite azul de Tattooine) e a exploração em busca de colecionáveis ou simplesmente para quebrar coisas e coletar peças até alcançar o nível "True Jedi" no estágio, desbloquear novos bonecos e assim por diante.

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A diferença aqui é que os personagens tem classes específicas. Ao invés de cada um deles ter uma habilidade única, eles contam com as habilidades das classes. Com as peças acumuladas, o jogador pode melhorar atributos gerais de todos os seus bonecos ou evoluir as habilidades das classes - melhorando assim, vários personagens de uma só vez. 

Lego Star Wars: The Skywalker Saga reimagina saga espacial
Foto: WB Games / Divulgação

Isso não quer dizer que os personagens de uma mesma classe sejam todos iguais. Ao controlar Obi-Wan, por exemplo, ele usa a habilidade da Força para controlar a mente dos inimigos, no famoso truque "Esses não são os droides que você está procurando". Funciona que é uma beleza, mesmo no meio do combate! Não joguei com Darth Vader, mas quando o lorde sith apareceu, ele usou a Força para estrangular um dos meus personagens. Mesma habilidade (Força), poderes diferentes.

Ao aprimorar os personagens subindo de nível, fica mais fácil resolver puzzles e encarar os oponentes. Mais importante, ao dar classes para os bonecos, o game permite que você experimente com mais deles, sem se sentir forçado a jogar sempre com os mesmos personagens. São 10 classes distintas, que incluem desde droide e caçador de recompensas até Jedi, entre outras.

Lego Star Wars: The Skywalker Saga chega em 5 de abril para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
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