O Brasil ainda engatinha quando o assunto é futebol eletrônico, mesmo sendo considerado o "país do futebol". Mas a Federação Paulista de Futebol surpreendeu na última semana ao anunciar o E-Paulistão, com um formato semelhante ao de outras ligas ao redor do mundo, como é o do case de sucesso na Espanha, a eLaLiga.
A promessa é dar a devida atenção ao esporte eletrônico, com inscrições, seletivas (o famoso draft) e finais presenciais. Mas, calma! Em um ano pandêmico, todas as normas sanitárias para o combate da covid-19 serão respeitados.
“Queremos dar aos torcedores experiências que vão além da bola rolando. Os eSports são realidade, e estamos incentivando os clubes a abraçar novos segmentos que possam engajar os torcedores e, consequentemente, gerar valores e oportunidades para suas marcas”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.
As inscrições para os torcedores começarão no dia 24 de março, indo até 15 de abril, através do site www.e-paulistao.com.br. As seletivas on-line serão realizadas de 27 de março a 18 de abril. A fase de grupos acontecerá do dia 21 de abril até 14 de maio. Entre os dias 20 e 21 de maio, os classificados se enfrentarão nos playoffs, que apontará os finalistas que duelarão no dia 24 de maio.
Os jogos do E-Paulistão terão transmissão on-line nos canais da FPF no Twitch e YouTube. As finais serão decididas em eventos presenciais, respeitando as normas sanitárias do combate à Covid-19.