A alta demanda de novos jogadores em 'League of Legends' deu um salto durante o período pandêmico. A conta simples de "mais pessoas em casa é igual a mais pessoas jogando" é óbvia. Mas o número crescente de players se juntando ao universo de LoL chegou até a sobrecarregar os servidores da Riot. E se já fazia parte da programação da desenvolvedora lançar uma versão adaptada do game para mobile e console, toda essa matemática acelerou ainda mais o processo.
O Terra foi convidado para testar o novo 'League of Legends: Wild Rift', que estará disponível a partir hoje na versão beta para mobile. E já é possível afirmar que a solução é excelente para quem quer jogar e está começando agora, pois é acessível, divertido e intuitivo. om uma combinação de jogabilidade prática e eficiente - que lembra alguns dos mais famosos por aí, como o Free Fire, por exemplo -, o jogador é transportado para o vasto mundo do LoL na tela do celular.
Experiência autêntica de League of Legends
Uma das promessas da Riot para 'Wild Rift' era dar a verdadeira experiência de LoL mesmo na versão adaptada do jogo. O cumprimento da promessa se deu com maestria. O Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) 5v5 atende plataformas Android e iOS no momento, mas que também terá sua versão para consoles lançada em breve, e tem profundidade. E era isso mesmo que se esperava de um jogo tão estratégico.
No entanto, alguns ajustes precisaram ser feitos, como as partidas são mais curtas, durando cerca de 15 a 20 minutos cada e o mapa simplificado para a visualização ser mais rápida.
Com kits detalhados de Campeões e requisitos de execução mecânica, o 'Wild Rift' oferece a possibilidade de jogadas macro coordenadas para valorizar "o passe" de cada Campeão, ou seja, os personagens jogáveis, individualmente.
O objetivo do jogo é o mesmo: destruir as torres para acabar com o Nexus inimigo. Assim como as cinco posições são seguem sendo Top (topo), Jungler (selva ou caçador), Mid (meio), ADC (atirador) e Support (Suporte).
Uma outra preocupação da desenvolvedora era repaginar alguns quesitos muito importantes do LoL, como por exemplo os controles, a comunicação entre as pessoas e o sistema para compra de itens. Tudo isso foi necessariamente simplificado para atender à nova demanda, mas a essência foi preservada. Inclusive, o uso da maioria dos itens é basicamente o mesmo. O que muda são os valores de ouro e os atributos.
Para completar a experiência, a atualização 2.2 vai trazer novos Campeões e o "caótico" modo ARAM (todos aleatórios na rota do meio), que já está sendo testado. O mais interessante dessa novidade é que alguns dos Campeões mais complexos do PC serão lançados para WR: Galio, Rammus, Kha’zix, Rengar e Renekton.
Mas e a essência competitiva de LoL?
O modo ranqueado permite jogar solo ou em grupo e o sistema é habilitado no nível 10. Os tiers ranqueados serão distribuídos, assim como acontece no LoL de PC. Na sequências, são escaladas do Ferro ao Desafiante. Cada tier abaixo do Mestre tem quatro divisões. O tier Esmeralda é a novidade, um novo espaço entre o Platina e o Diamante, para garantir uma distribuição mais precisa por nível de habilidade.
Para os ranques do Ferro ao Esmeralda, cada vitória concede uma marca de ranqueada e cada derrota remove uma. Será necessário conquistar até 5 marcas de ranqueada para subir. Tiers inferiores exigem menos marcas.
Será possível entrar em filas ranqueadas com 1, 2, 3 ou 5 pessoas. O sistema de gerenciamento de partidas sempre alocará grupos de igual poder, levando em consideração os integrantes das equipes, para proporcionar partidas justas.
Em termos de progressão, as contas subirão de nível de forma similar à versão de PC. A cada novo nível, um novo Campeão é gratuitamente liberado durante os primeiros níveis. No decorrer do tempo, os jogadores receberão bônus de EXP e Ciscos Azuis – versão da Essência Azul, uma nova forma de adquirir Campeões novos.
Requisitos mínimos
Dispositivos Android
CPU: processadores com 4 núcleos e 1,5 GHz ou mais [Suporte a processadores de 32 e 64 bits]
RAM: 1,5 G
Resolução: 1.280 x 720
Dispositivos iOS
iPhone 6 Plus
Ao jogarem Wild Rift, as pessoas terão uma latência média de 120 ms. A máxima não deverá exceder 180 ms.