Começou na última quinta-feira (6) um dos principais torneios de League of Legends do ano, o Mid-Season Invitational, ou MSI 2021. O evento é o segundo mais importante do calendário competitivo de LoL, ficando atrás somente do Mundial.
A espectativa dos fãs é grande para o evento deste ano, pois a edição de 2020 do MSI foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
Nesta edição, o torneio conta com 11 times e a paiN Gaming é a grande representante brasileira, sendo campeã do primeiro split do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLOL 2021. Mas você conhece as outras equipes classificadas? É sobre isso que falaremos hoje, para que você saiba um pouco mais sobre a paiN e cada um de seus adversários na competição.
fastPay Wildcats - Turquia (TCL)
Os primeiros adversários do Brasil chegam da Turquia após a conquista do título da TCL Winter 2021. A equipe turca está no MOBA da Riot desde 2012, mas essa será sua primeira participação em um torneio internacional. Vindo de uma bela campanha, a equipe tem o que precisa para incomodar grandes equipes. Competem pela Istambul Wildcats:
- Soner "StarScreen" Kaya - Topo
- Hakan Mert "Ferret" Çakmak - Selva
- Tolga "Serin" Ölmez - Meio
- Anil "HolyPhoenix" Işık - ADC
- Berk "Farfetch" Badur - Suporte
- Cenk "EliWood" Parlak - Técnico
DAMWON Gaming - Coreia (LCK)
Se existem favoritos na competição, com certeza um deles é a DAMWON Gaming, também conhecida como DWG KIA. A equipe sul-coreana chegou ao LoL em 2017 e acumula títulos, ganhando os quatro últimos campeonatos em que participou. Além disso, são os atuais campeões mundiais e não encontraram adversários à altura no 2020 World Championship.
Competem pela DAMWON Gaming:
- Kim "Khan" Dong-ha - Topo
- Heo "ShowMaker" Su - Meio
- Kim "Canyon" Geon-bu - Selva
- Kim "Malrang" Geun-seong - Selva
- Jang "Ghost" Yong-jun - ADC
- Cho "BeryL" Geon-hee - Suporte
Royal Never Give Up - China (LPL)
A equipe chinesa é a outra grande favorita ao título, além de ser uma das equipes mais bem-sucedidas de League of Legends. Formada em 2015, desde lá domina o cenário competitivo chinês e agora tem a difícil missão de superar a DWG e a supremacia sul-coreana. A RNG é formada por:
- Shi "Ming" Sen-Ming - Suporte
- Yuan "Cryin" Cheng-Wei - Meio
- Chen "GALA" Wei - ADC
- Yan "Wei" Yang-Wei - Selva
- Yang "Xiaobai" Zhong-He - Topo
- Dang "Lele" Bo-Lin - Suporte
Unicorns of Love - CEI (LCL)
A equipe russa ficou conhecida pelo seu estilo de jogo agressivo e por escolhas nada convencionais nos picks. Seu estilo de jogo foi carinhosamente apelidado de "chaos style" (estilo caótico). Em 2019 a franquia adquiriu a Team Just e entrou para a região CIS, onde disputa a LCL e soma conquistas locais. Além disso, esteve presente no mundial de 2020, mas caiu na fase de grupos. Compõem a Unicorns of Love:
- Lev "Nomanz" Yakshin - Meio
- Vladislav "Boss" Fomin - Topo
- Kirill "AHaHaCiK" Skvortsov - Selva
- Alexsandr "SaNTaS" Lifashin - Suporte
- Antonio "Frappii" Botezatu - ADC
- Stanislav "Lodik" Kornelyuk - ADC
MAD Lions - Europa (LEC)
Nascida em 2017, a equipe espanhola tenta ser referência quando o assunto é League of Legends. Sua história a tornou uma das equipes mais importantes da Europa e do mundo. Garantiram a vaga para o MSI 2021 ao conquistarem a LEC Spring 2021, onde eliminaram a forte G2 e-Sports, e agora serão uma das adversárias da paiN na primeira fase. A composição da MAD Lions para o campeonato será:
- Marek "Humanoid" Brázda - Meio
- Matyáš "Carzzy" Orság - ADC
- Norman "Kaiser" - Suporte
- Irfan "Armut" Tükek - Topo
- Javier "Elyoya" - Selva
- "Kaas" - Suporte
DetonatioN FocusMe - Japão (LJL)
A equipe japonesa está no LoL desde meados de 2013 e vêm mostrando bons resultados desde então. É a maior campeã da Liga Japonesa e tem duas passagens pelo mundial: em 2018 e 2019. Integrantes do Grupo C, tem a difícil missão de encarar a Cloud9 em seu primeiro desafio e, logo em seguida, a favorita DWG. Os jogadores que irão tentar a façanha serão:
- Kyohey "Ceros" Yoshida - Meio
- Yuta "Yutapon" Sugiura - ADC
- Shunsuke "Evi" Murase - Topo
- Geonyeong "Steal" Mun - Selva
- Gaeul "Aria" Lee - Meio
- Kazuta "Kazu" Suzuki - Suporte
Gillette Infinity - LATAM (LLA)
Conhecida como Infinity e-Sports, a organização da Costa Rica utiliza o nome de seu patrocinador nas competições atuais. Formada em 2018, a equipe é referência na região e disputou o mundial de 2018, mas acabou sendo eliminada ainda na fase de grupos. Com um elenco formado por Argentinos, Chilenos e um Peruano, o time que disputa a MSI 2021 é:
- Diego "SolidSnake" Vallejo - Selva
- Matías "Whitelotus" Musso - ADC
- Mateo "Buggax" Aroztegui - Topo
- Cristian "cody" Quispe - Meio
- Nicolás "Kz" Gutiérrez - ADC
- Gabriel "Ackerman" Aparicio - Suporte
Cloud9 - América do Norte (LCS)
Uma das organizações de e-Sports mais bem sucedidas do mundo, a americana Cloud9 compete em inúmeros jogos globalmente. Formada em 2012, a organização entrou para o cenário competitivo de LoL no ano seguinte e sempre apresentou resultados consistentes. Além disso, participou de sete mundiais, onde a melhor colocação foi um 3 - 4º lugar em 2018. A Cloud9 será representada por:
- Robert "Blaber" Huang - Selva
- Jesper "Zven" Svenningsen - ADC
- Philippe "Vulcan" Laflamme - Suporte
- Ibrahim "Fudge" Allami - Topo
- Luka "Perkz" Perković - Meio
- "Darshan" Upadhyaya - Topo
Pentanet.GG - Oceania (LCO)
Uma das caçulas do League of Legends, o time australiano foi formado no final de 2019 e seu primeiro resultado expressivo foi justamente o título do primeiro split da LCO, que garantiu a vaga para o MSI 2021. Seu primeiro desafio será contra a temida RNG e a equipe terá que mostrar todo seu potencial para conseguir um improvável milagre. Ao mesmo tempo, é o time que surpreendeu a todos e tem a primeira mulher inscrita num torneio MSI. O time é formado por:
- Mark "Praedyth" Lewis - ADC
- Brandon "BioPanther" Alexander - Topo
- Jackson "Pabu" Pavone - Selva
- Jesse "Chazz" Mahoney - Meio
- Daniel "Decoy" Ealam - Suporte
- Diana "DSN" Nguyen - Suporte
PSG Talon - Taiwan, Hong Kong, Macau (PCS)
Fundada em 2017 por um grupo de estudantes gamers, a Talon Esports entrou para o cenário competitivo de LoL no final de 2019 e é a outra caçula da competição. Os bons resultados da equipe, incluindo uma boa participação no mundial de 2020, chamaram a atenção e proporcionaram a parceria com o Paris Saint-Germain eSports (PSG) em meados de 2020. Além disso, a equipe é mais uma adversária da paiN na primeira fase do torneio. Os representantes da PSG Talon para o MSI 2021 são:
- Su "Hanabi" Chia-Hsiang - Topo
- Kim "River" Dong-Woo - Selva
- Ling "Kaiwing" Kai Wing - Suporte
- Huang "Maple" Yi-Tang
- Wong "Kartis" Ka Lok - Topo
- Chiu "Doggo" Tzu-Chuan - ADC
paiN Gaming - Brasil (CBLOL)
A equipe brasileira vem com grandes expectativas de um bom desempenho na competição. A equipe de "brTT", maior campeão brasileiro de LoL, tem tudo para alcançar a segunda fase da competição e fazer história. Além disso, a paiN Gaming é uma das equipes mais tradicionais do cenário nacional, onde compete desde 2012 e sempre aparece entre os melhores por onde passa. Ficamos na torcida pela equipe formada por:
- Han "Luci" Chang-Hoon - Suporte
- Felipe "brTT" Gonçalves - ADC
- Thiago "tinowns" Sartori - Meio
- Marcos "CarioK" Oliveira - Selva
- Leonardo "Robo" Souza - Topo
- Erick "Erickão" Leite
Onde assistir a MSI 2021
O MSI 2021 será realizado em três fases: Fase de Grupos, Hexagonal e os Playoffs. Na primeira etapa as equipes se dividem em três grupos e as partidas são disputadas em round-robin (pontos corridos), onde os times se enfrentam
em séries melhor de uma partida (MD1). Já o hexagonal, como o próprio nome diz, reúne as seis melhores equipes em um único grupo e segue o mesmo formato da Fase de Grupos.
Em seguida, as quatro melhores equipes avançam para os playoffs, onde disputarão as semifinais e a grande final. Porém, nessa fase as partidas serão realizadas em série melhor de cinco (MD5). O grande campeão garante sua vaga para o Mundial de LoL 2021 e a misteriosa premiação em dinheiro, que ainda não foi revelada pela Riot Games.
Você pode acompanhar as partidas ao vivo nos canais oficiais da Riot Games na Twitch, YouTube e na NimoTV.