O aguardado Call of Duty: Vanguard, que tem data de lançamento marcada para 5 de novembro (e disponível apenas em cópias digitais no Brasil), traz uma diversidade interessante no multiplayer e uma nova perspectiva para o modo tático da franquia. O Terra GameON testou o beta antecipadamente, que será aberto para jogadores entre 10 e 20 de setembro, e conta algumas impressões a seguir. O teste foi realizado no PC.
Multiplayer clássico, porém com novidades
CoD: Vanguard, em desenvolvimento pela Sledgehammer Games, trará dezesseis mapas de jogabilidade - quatro mapas 2v2 Tiroteiro e a experiência Batalha de Campeões - disponíveis no dia de lançamento. O GameON passou por alguns deles, como Red Star, Gavutu, Hotel Royal e Eagle's Nest - três deles estarão disponíveis no beta aberto. Os cenários encantam bastante quando o assunto é ambientação e proporcionam uma grande imersão na Segunda Guerra. Mesmo sendo a versão beta, os gráficos correspondem ao fotorrealismo prometido pela Sledgehammer.
Além do modo Batalha de Campeões - torneio para solos, duplas e trios - Vanguard trará outro modo inédito: o Patrulha. Ele é baseado em "zona de conflito", e as equipes têm foco em objetivos com uma zona de pontuação em movimento constante. De fato, este foi o destaque do teste, pois permitiu que a partida tivesse várias viradas e mudanças de liderança, garantindo muita emoção. E apesar do caos predominante, é necessário ter um pensamento estratégico em equipe para tentar conquistar as zonas.
Importante ressaltar que as novidades não excluem as maneiras "clássicas" de jogar Call of Duty, como o Mata-mata em equipe, Baixa Confirmada, Dominação, entre outros que estão nos modos que retornam à franquia - já vistos em Modern Warfare (2019). Afinal, se algo pode ser concluído é que Vanguard é uma releitura do antigo título da série no contexto da Segunda Guerra Mundial.
A personalização também é outro ponto alto, já que ao escolher o armamento para uma partida multijogador, os jogadores se equiparão com o Armeiro. Uma evolução do sistema introduzido em Modern Warfare, o Armeiro agora conta com 10 espaços de acessório em algumas armas, permitindo milhares de possibilidades adicionais para auxiliar em praticamente todos os cenários de combate e estilos de jogo.
Mais caos = mais emoção
Para os fãs de adrenalina, os mapas de Vanguard proporcionam um prato cheio de caos e emoção. Isso porque a Sledgehammer trouxe uma inovação um tanto impactante para o jogo ao tornar os ambientes reativos. Ou seja, agora é possível explodir determinadas paredes frágeis, derrubar portas e janelas ou destruir azulejos, cenários, estruturas e outros objetos para forçar a movimentação dos inimigos ou para atingi-los.
Sendo assim, os ambientes se tornam ainda mais destrutíveis e perigosos, dando uma sensação maior de falta de proteção. É ao mesmo tempo instigante e emocionante.
Quando encontrar cobertura atrás de objetos resistentes, o jogador terá duas opções para atirar - além do tiro livre e mirando: a primeira é apoiar, que já esteve presente em jogos anteriores, embora os Operadores também possam "deslizar" suas armas apoiadas pela superfície na vertical ou horizontal para se moverem. A segunda é o fogo cego — em troca de um pouco de precisão, esta manobra concede melhor cobertura em situações nas quais você estiver prestes a sofrer fogo de supressão.
Estes ambientes reativos se tornam ainda mais realistas com as técnicas de iluminação e fotorrealismo usados pela Sledgehammer. Dois dos mapas que testamos, o Hotel Royal e Eagle's Nest, são os que oferecem uma representação mais consistente em relação aos gráficos, segundo a própria desenvolvedora, e dão uma ideia geral sobre o tamanho que devemos esperar das arenas e o nível de destruição.
Quais são os estilos de jogo?
- Tático: Estes são as salas que os veteranos da franquia conhecem. Esta é a experiência com a qual você está acostumada, com tempo de combate clássico de Call of Duty. O Ritmo de Combate Tático é sempre 6v6.
- Assalto: Esta opção oferece um Ritmo de combate equilibrado, no qual você terá tempo de se acalmar e muitos alvos para eliminar. Assalto é o meio termo entre Tático e Blitz. No Fim de Semana 1 do Beta, o número de jogadores vai variar entre 20 e 28.
- Blitz: Salas cheias de ação, nas quais a intensidade chega a níveis frenéticos. Prepare-se para muito combate ao se juntar a um Blitz. No Fim de Semana 1 do Beta, o número de jogadores vai variar entre 28 e 48.
Concluímos então que...
O beta provou que Vanguard tem um potencial gigantesco. É bonito e interessante. Falta ainda, é claro, o polimento - no vídeo é possível perceber algumas quedas bruscas de quadros em relação ao fogo e explosões - mas a maior diversidade de modos do multiplayer, aliado ao tão conhecido estilo Call of Duty de jogabilidade tornam a experiência muito divertida. Não só para jogar sozinho, mas com o seu "squad".
Alguns pontos ainda precisarão ser melhor trabalhados pela dev, como a cadência dos tiros e armas de alta destruição (que ainda não puderam ser testadas por crashar o jogo), e enquanto isso os jogadores devem aumentar suas expectativas, porque sentimento é muito positivo.