37 anos de Phantasy Star: Relembre os jogos clássicos

Série nasceu em 1987 no Master system e trouxe uma combinação única de ficção científica e de fantasia

23 dez 2024 - 10h00
Foto: Reprodução/Sega

Há 37 anos era lançado o clássico jogo Phantasy Star para o saudoso Master System no Japão, um RPG que se destacou por sua combinação única de ficção científica e elementos de fantasia, e que de certa maneira revolucionou o gênero na época. No Brasil o jogo chegou só em 1991 pela Tectoy, mas com uma grande novidade: era totalmente em português - algo raro naquele tempo.

Percebendo que o gênero RPG estava em alta com os consumidores e no concorrente Nintendo 8 bits, a Sega começou a trabalhar em seu próprio jogo, porém tentando inovar em alguns elementos como: o estilo traz uma mistura futurista (com direito à viagens interplanetárias), e não apenas de fantasia medieval; a protagonista é uma mulher; as dungeons são tridimensionais, criando um efeito impressionante para a capacidade do console.

Publicidade

É notável que a equipe de produção quis extrair ao máximo a capacidade do Master System, com as dungeons idealizadas por Yuji Naka, e o design de personagens por Naoto Oshima, ambos criadores de Sonic The Hedgehog anos mais tarde. 

Além disso, a equipe de desenvolvimento que tinha cerca de apenas 10 pessoas, era 50% composta por mulheres, algo fora do normal para a época. O nome principal entre elas era a designer gráfica chefe, Rieko Kodama, que ajudou a estabelecer o tom único da série. Infelizmente, ela faleceu em 2022, aos 58 anos de idade.

Relembre a seguir os principais jogos da franquia, que pode ser dividida em duas grandes fases: os jogos clássicos e os títulos modernos focados em multiplayer online.

Série Clássica

Phantasy Star IV é considerado um dos melhores RPGs da geração 16 bits
Foto: Reprodução
  • Phantasy Star: Lançado em 1987 no Master System, o jogador assume o comando da jovem Alis Landale, que busca vingança contra o tirano Lassic após a morte de seu irmão. A aventura ocorre no sistema Algol, explorando três planetas: Palma, Motavia e Dezoris, mesclando elementos de fantasia medieval e futurista.
  • Phantasy Star II: Lançado em 1989 no Mega Drive, este jogo trouxe uma aventura ambientada mil anos após o original, com uma narrativa mais madura e tragédias inesperadas. O protagonista é Rolf, um descendente de Alis, que junto com um grupo bem diversificado enfrentam ameaças tecnológicas e a misteriosa entidade Mother Brain em Motavia.
  • Phantasy Star III: Generations of Doom:  Lançado em 1990 no Mega Drive, é o jogo mais polêmico da série, dividindo a opinião dos fãs pela desconexão com os jogos anteriores. Ele apresenta um mundo de fantasia medieval e uma guerra entre duas civilizações, que leva o jogador a acompanhar três gerações de heróis. Suas escolhas determinam os descendentes e múltiplos finais possíveis. Apenas perto do final da aventura são exploradas conexões com os jogos anteriores.
  • Phantasy Star IV: The End of the Millennium: Lançado em 1993 no Mega Drive, é considerado um dos melhores RPGs da geração 16 bits, com uma história emocionante (que se passa 2 mil anos após o jogo original), personagens carismáticos e gameplay refinado. Foi o último da série clássica, e até hoje os fãs sonham com uma sequência.

Série Online

Phantasy Star Online 2: New Genesis é o mais recente capítulo da franquia
Foto: Reprodução
  • Phantasy Star Online (PSO): Lançado em 2000 para o Dreamcast, o jogo foi um divisor de águas ao introduzir o RPG online multiplayer para consoles. A série PSO trouxe um universo novo e sem relação com a saga clássica, com um foco maior em exploração, combate em tempo real e interação online. O jogo contou com várias expansões e episódios, expandindo ainda mais o seu universo.
  • Phantasy Star Universe (PSU): Lançado em 2006, segue a linha de Phantasy Star Online, mas com um enfoque maior na narrativa, com um enredo próprio e melhorias no sistema de combate. Ele combina uma campanha single-player (algo que faltou em PSO) com uma robusta experiência multiplayer online.
  • Phantasy Star Online 2 (PSO2): Lançado em 2012 e gratuito para jogar, ele expande as ideias do original com gráficos atualizados, mecânicas modernas e um universo renovado, com suporte contínuo e expansões. Em 2021, ganhou uma reformulação e expansão chamada Phantasy Star Online 2: New Genesis, que modernizou gráficos e mecânicas, sendo a versão mais recente da franquia.
Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações