Em 2023, a indústria brasileira de jogos eletrônicos deve manter a tendência de crescimento, mesmo com grandes desafios a serem enfrentados pelos estúdios nacionais. É o que diz a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Entre os motivos para o otimismo da Abragames estão o início de um novo governo, a mudança na forma de encarar os jogos digitais no Brasil e o atual cenário da indústria.
Segundo a associação, as pautas que já vinham sendo trabalhadas em anos anteriores podem entrar em vigor a qualquer momento, como, por exemplo, o Marco Legal dos Games que, atualmente, está em fase de aprovação do Senado e deve mudar a forma como o desenvolvimento de jogos eletrônicos é visto no Brasil.
Para Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, a aprovação do Marco Legal dos Games é um passo importante para a regulamentação da indústria nacional, mas ressalta que ainda há muitas mudanças a serem feitas.
“A Abragames defende melhorias no texto para que represente ainda mais o que o mercado de desenvolvimento de games entende como essencial, como diminuir as burocracias para a importação de materiais, uma maior assistência regional e federal aos estúdios, e incentivos que ajudem na entrega de jogos de todos os gêneros", diz a vice-presidente da Abragames. "Com a redução das despesas e consequente diminuição dos custos de desenvolvimento, acreditamos que os jogos podem ser mais acessíveis a todos os públicos".