Lançado em 2021 para PCVR e Meta Quest 2, After the Fall chega ao PlayStation VR 2 como um dos jogos mais promissores do headset. O jogo adapta a fórmula vencedora de shooters cooperativos e mapas apinhados de zumbis para a realidade virtual. O que poderia dar errado?
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Na verdade, muita coisa poderia dar errado. O movimento rápido de um jogo de tiro nos moldes de Left 4 Dead, Back 4 Blood e Killing Floor pode provocar náuseas em um usuário de um headset VR. Pode ser difícil encontrar colegas para jogar de forma cooperativa, afinal se trata de um jogo exclusivo para um periférico novo e de preço salgado. O tiroteio poderia ser meio atrapalhado e até repetitivo e sem graça.
Assista ao trailer de After the Fall:
Pois bem, para minha surpresa (e felicidade), After the Fall se esquiva desses perigos com tranquilidade e boas escolhas. A movimentação é precisa e o uso do rastreamento dos olhos no PSVR 2 ajuda a manter o foco constante, sem causar náuseas, embora eu recomende jogar sessões curtas, de no máximo 1 hora para evitar surpresas - mas falo isso para qualquer jogo em realidade virtual, ainda mais se você jogar de pé. Mesmo assim, o game oferece vários ajustes para melhorar a experiência de cada usuário.
Sobre a questão dos jogadores: After the Fall oferece suporte para crossplay, assim sua comunidade não fica dividida entre diferentes periféricos e plataformas. E se não encontrar outros jogadores ou simplesmente preferir se aventurar pelas ruínas geladas do game por conta própria, o time é preenchido com bots supreendentemente inteligentes e eficientes no combate aos mortos-vivos.
O combate é o ponto alto do game, que também inclui muita exploração e coleta de recursos, como é de praxe em jogos pós-apocalípticos. Você começa com uma pistola básica e aos poucos vai arrumando itens melhores, além de alguns equipamentos úteis, como bombas e outras engenhocas. Não dá para carregar muita coisa, e aí o trabalho em equipe se mostra essencial, para que o grupo não desperdice recursos encontrados pelo caminho.
Atirar nos inimigos é muito bom e divertido, ainda mais usando o modo 'realista' de recarregar as armas. Você precisa tirar o pente vazio da arma, pegar outro na bandoleira no seu peito e encaixá-lo na arma. Tudo isso com hordas de zumbis esfomeados vindo na sua direção. É nervoso e intenso, como deveria ser. Também dá para optar por uma recarga mais simples e 'arcade', apontando o controle para o lado e completando a munição automaticamente. Prático, mas não tão emocionante.
Ser pego pelos zumbis semi-congelados do jogo é uma experiência intensa e nada agradável. After the Fall é um dos games que utiliza a vibração do headset PSVR 2, simulando os golpes recebidos dos mortos-vivos. Acredite, você não quer ser atingido por eles. O feedback háptico também é usado ao manipular as armas e faz muita diferença na imersão.
Aliás, o jogo de PS5 traz dois mapas inéditos (uma fase num Hospital e outra no túnel de Metrô), que serão adicionados às outras versões do game, afinal um dos méritos de After the Fall é o suporte para as partidas entre diferentes plataformas.
Considerações
Se você comprou um PSVR 2 e gosta de games de tiro e de zumbis, After the Fall é um jogo obrigatório na sua coleção. O game tem ótimos visuais e traz uma nova ambientação para uma fórmula que já provou seu sucesso várias vezes.
After the Fall está disponível para PC, PS4 e PS5. Para jogar no PlayStation 5, é preciso possuir um óculos PSVR 2.
*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Vertigo Games.