A Pesquisa Game Brasil (PGB) revelou, nesta quinta (17), que o PlayStation 4 permanece no topo entre os consoles mais populares do público gamer brasileiro. De acordo com o estudo, 36,3% dos jogadores no país possuem a plataforma, representando um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação à edição anterior da pesquisa.
Lançado originalmente em 2013, o PS4 chega ao seu 10º ano com muita lenha para queimar entre os jogadores brasileiros, com uma larga liderança em relação ao console mais recente da marca. O PlayStation 5 está em posse de 18% do público gamer no país, segundo o levantamento da PGB.
O PS4 ainda é comercializado no Brasil pela Sony e conta com diferentes modelos. Confira os preços e versões do PlayStation 4 em 2023.
O Xbox 360 fica com a segunda posição. O ranking mostra que o veterano Xbox 360, que liderou a preferência dos jogadores no país por quatro anos (entre 2015 e 2018) ainda ocupa o segundo lugar, sendo a plataforma de 25,1% dos jogadores no Brasil, inclusive com um crescimento de 0,8% em comparação ao ano passado.
Os consoles Xbox Series S e X aparecem mais abaixo na tabela, em posse de 7,1% e 6,7% do público de jogadores no Brasil, respectivamente — os dados representam, na ordem, crescimento de 1,4 e 1,5 pontos percentuais.
Os consoles mais recentes demoram para emplacar no Brasil? Sócio da Go Gamers e um dos responsáveis pela pesquisa, Carlos Silva explicou ao Terra Game On que ao longo do tempo, as plataformas demoram para se tornar presentes na posse dos jogadores, mas a partir do momento que isso acontece, elas se estabelecem por muito tempo.
"Temos questões atreladas ao investimento de longo prazo, em que adquirir um console é uma experiência mais cara e, enquanto a mesma entregar conteúdos atuais, os jogadores continuarão com ela", apontou.
Preço e oferta também tiveram impacto na adesão do consumidor aos consoles de nova geração. "Um ponto de atenção que tivemos com essa nova geração de consoles foi o alto custo e falta de produtos durante o período de pandemia", disse o especialista. "Foram impactos significativos e talvez tenhamos uma geração de novos consoles que pode demorar mais que as outras para se tornar presente para os consumidores".
Quais são os serviços de assinatura de jogos mais populares? Game Pass, PS Plus Extra, EA Play e outros serviços oferecem acesso à centenas de jogos em troca de uma assinatura mensal, mas ainda é cedo para saber quais são mais presentes entre os usuários de videogame no Brasil.
Segundo Carlos, "hoje não é possível medir a influência dos serviços pois eles ainda têm nos apresentado novidades nos seus modelos de negócios, analisando os últimos anos". O especialista acredita que pela característica dos consumidores brasileiros, quanto mais conteúdo acessível, maiores são as chances de consideração na compra.
Desenvolvida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2023 entrevistou 14.825 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano. O estudo aponta que 70,1% da população no Brasil joga jogos eletrônicos.