Aos 10 anos de idade, PS4 ainda é o console mais popular do Brasil

Ranking da Pesquisa Game Brasil mostra videogame da Sony em posse de 36,3% dos jogadores brasileiros

24 ago 2023 - 10h00
PlayStation 4 é o console mais popular no Brasil, revela pesquisa
PlayStation 4 é o console mais popular no Brasil, revela pesquisa
Foto: PlayStation / Divulgação

A Pesquisa Game Brasil (PGB) revelou, nesta quinta (17), que o PlayStation 4 permanece no topo entre os consoles mais populares do público gamer brasileiro. De acordo com o estudo, 36,3% dos jogadores no país possuem a plataforma, representando um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação à edição anterior da pesquisa.

Lançado originalmente em 2013, o PS4 chega ao seu 10º ano com muita lenha para queimar entre os jogadores brasileiros, com uma larga liderança em relação ao console mais recente da marca. O PlayStation 5 está em posse de 18% do público gamer no país, segundo o levantamento da PGB.

Publicidade
PlayStation 4 e Xbox 360 são principais consoles entre os jogadores brasileiros
Foto: Pesquisa Game Brasil (PGB) / Divulgação

O PS4 ainda é comercializado no Brasil pela Sony e conta com diferentes modelos. Confira os preços e versões do PlayStation 4 em 2023.

O Xbox 360 fica com a segunda posição. O ranking mostra que o veterano Xbox 360, que liderou a preferência dos jogadores no país por quatro anos (entre 2015 e 2018) ainda ocupa o segundo lugar, sendo a plataforma de 25,1% dos jogadores no Brasil, inclusive com um crescimento de 0,8% em comparação ao ano passado.

Os consoles Xbox Series S e X aparecem mais abaixo na tabela, em posse de 7,1% e 6,7% do público de jogadores no Brasil, respectivamente —  os dados representam, na ordem, crescimento de 1,4 e 1,5 pontos percentuais.

Veja os melhores jogos exclusivos do PS4 Veja os melhores jogos exclusivos do PS4

Publicidade

Os consoles mais recentes demoram para emplacar no Brasil? Sócio da Go Gamers e um dos responsáveis pela pesquisa, Carlos Silva explicou ao Terra Game On que ao longo do tempo, as plataformas demoram para se tornar presentes na posse dos jogadores, mas a partir do momento que isso acontece, elas se estabelecem por muito tempo.

"Temos questões atreladas ao investimento de longo prazo, em que adquirir um console é uma experiência mais cara e, enquanto a mesma entregar conteúdos atuais, os jogadores continuarão com ela", apontou.

Preço e oferta também tiveram impacto na adesão do consumidor aos consoles de nova geração. "Um ponto de atenção que tivemos com essa nova geração de consoles foi o alto custo e falta de produtos durante o período de pandemia", disse o especialista. "Foram impactos significativos e talvez tenhamos uma geração de novos consoles que pode demorar mais que as outras para se tornar presente para os consumidores".

PS Plus, Game Pass e mais serviços oferecem acesso à jogos em troca de assinatura mensal
Foto: GamingScan / Reprodução

Quais são os serviços de assinatura de jogos mais populares? Game Pass, PS Plus Extra, EA Play e outros serviços oferecem acesso à centenas de jogos em troca de uma assinatura mensal, mas ainda é cedo para saber quais são mais presentes entre os usuários de videogame no Brasil. 

Publicidade

Segundo Carlos, "hoje não é possível medir a influência dos serviços pois eles ainda têm nos apresentado novidades nos seus modelos de negócios, analisando os últimos anos". O especialista acredita que pela característica dos consumidores brasileiros, quanto mais conteúdo acessível, maiores são as chances de consideração na compra.

Desenvolvida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2023 entrevistou 14.825 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano. O estudo aponta que 70,1% da população no Brasil joga jogos eletrônicos. 

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações