Donald Mustard, ex-chefe de Fortnite, relatou que, enquanto viajava em um Uber em 2017, ele, Tim Sweeney, Paul Meegan, e Kim Libreri bolaram a ideia para o battle royale de Fortnite.
Donald Mustard, o ex-chefe de Fortnite, que saiu da Epic Games em setembro de 2023 para trabalhar em novos projetos, compartilhou alguns detalhes a respeito da criação daquele que é hoje um dos jogos mais populares do mundo.
Em uma entrevista recente com o Game File (via Kotaku), Mustard comentou que os battle royales chamaram sua atenção inicialmente quando começaram a surgir em Minecraft. Depois disso, em 2017, PUBG e suas partidas com 100 jogadores se tornaram um fenômeno no Steam, e daí lembrou-se que ficou pensando em como isso “parecia uma abordagem realmente única”.
Em seguida, antes do lançamento oficial de Fortnite, durante uma viagem de Uber em meados de 2017, Mustard e a Epic decidiram que precisavam de seu próprio battle royale.
“Eram Tim Sweeney e Paul Meegan, que era o presidente da Epic na época, [e] Kim Libreri, diretor de tecnologia da Epic”, disse Mustard. “Nós quatro estávamos no banco de trás de um Uber na Califórnia, indo para uma reunião na Disney. Já estávamos brincando com essa [ideia de que] precisamos fazer um battle royale. Deveríamos fazer isso. E se fizéssemos isso em Fortnite?”
“E então, naquele carro, decidimos. Nós pensamos: ‘Faremos isso, vamos reorganizar a equipe, vamos colocar isso em Fortnite, vamos fazer um battle royale’”.
Neste momento, Mustard percebeu que precisavam de um documento de design “em meio que três horas”. Então, no banco de trás daquele Uber, começaram a escrever um documento de uma página que acabaria se tornando o battle royale de Fortnite.
“Um ônibus escolar está passando por nós no trânsito e eu fiquei tipo: os jogadores vão estar em um ônibus no céu e vamos saltar dele”, explicou Mustard. Depois disso, em setembro de 2017, o battle royale foi lançado em Fortnite e o que aconteceu depois todos já sabem.
Ao ser questionado pelo Game File sobre a crítica de que muitos pensavam que Fortnite estava apenas copiando PUBG, usando battle royale para ajudar na popularidade do jogo, Mustard disse que “todos os videogames são todos nós apenas pegando coisas uns dos outros. Isso, para mim, é apenas uma evolução de Quake”.
Durante a entrevista, Mustard também contou mais algumas histórias sobre Fortnite, incluindo a Nintendo recusar permitir um crossover com Metroid, com ele explicando que ela só aceitaria isso se fosse algo exclusivo para seu console.