Principal concorrente da Blizzard no campo dos RPGs de ação isométricos, a Grinding Gear Games prepara o lançamento de Path of Exile 2 com muitas inovações para o gênero popularizado por Diablo décadas atrás. A mais recente é a classe Mercenário, revelada em uma transmissão na quinta-feira, 30 de novembro.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O Mercenário é a sexta de 12 classes de personagens que o game terá no lançamento e é muito diferente de tudo o que os jogadores estão acostumados. O Mercenário (ou a mercenária, conforme o jogador escolher) é um guerreiro que luta à distância e suas habilidades e poderes giram em torno das bestas que ele carrega. Dependendo do modelo equipado, a arma funciona como uma escopeta, um rifle sniper ou um fuzil de assalto.
Confira o Mercenário em ação em Path of Exile 2:
Jogar com o Mercenário parece transformar Path of Exile 2 em um jogo bastante diferente do tradicional 'apontar e clicar' dos RPGs desse tipo, como o atual PoE e o rival Diablo IV, por exemplo. As mecânicas de tiro lembram quase jogos do estilo 'twin stick shooters, ou quase isso. No novo game será possível optar por controlar os movimentos nas teclas WASD e deixar o mouse livre para apontar e atirar contras as hordas de inimigos endiabrados.
É de se imaginar que ao jogar com um controle, essa mecânica será remapeada para o uso das duas alavancas analógicas (daí o 'twin stick') mas, por enquanto, a Grinding Gear está focada no jogo de computador, que a produtora considera a principal plataforma para Path of Exile 2.
Mandando bala
A besta do Mercenário pode ser equipada com diferentes tipos de munição, cada uma com seu próprio efeito em jogo. Munição incendiária no 'fuzil de assalto' transforma ele numa metralhadora que dispara tiros fumegantes em alta velocidade. O 'fuzil sniper' se transforma em um lança-foguetes, causando grandes explosões na área em que acertar.
Agora, quando o Mercenário equipa munição congelante, o efeito é bem diferente: inimigos atingidos viram estátuas de gelo e outros efeitos, como paredes de gelo, permitem um maior controle de grupos. Também é possível equipar um lança-granadas na besta, para maior variedade de estrago, com muitas granadas diferentes para escolher.
Variedade de estilos
Em conversa com o Game On durante uma apresentação do jogo para a imprensa, a Grinding Gear Games explicou que o objetivo com o Mercenário e outras classes inéditas, é trazer maior variedade para o jogo, com mecânicas diferentes do que a comunidade está acostumada.
Também foi dito que as classes são balanceadas para lidar com os inimigos e chefões, mas não necessariamente para lutar entre si. Não há 'fogo amigo' nos disparos do Mercenário, mas em partidas PvP, não espere que as classes de Path of Exile 2 sejam equilibradas, pois esse tipo de disputa não é o foco da produtora.
Além do Mercenário, já foram reveladas as classes Druida, Monge, Feiticeira, Guerreiro e Caçadadora.
Nova expansão em dezembro
Ainda não há uama data de lançamento para Path of Exile 2, mas o beta fechado está previsto para rolar em 7 de junho de 2024. Até lá, os jogadores podem continuar se divertindo com o Path of Exile original, que continua recebendo novidades.
A próxima expansão para o primeiro Path of Exile chega agora em dezembro. Intitulada Affliction, a expansão está prevista para o dia 8 no PC e Mac e para o dia 13 de dezembro nas versões do jogo para consoles PlayStation e Xbox.
Gratuito para jogar, Path of Exile está disponível para PC, Mac, PS4 e Xbox One.