A Steam foi a pioneira no ramo de lojas digitais que ofereceu serviços e jogos sem a necessidade de comprar uma mídia física. Lançada em 2003 como a plataforma oficial para os jogos da Valve, a Steam se tornou a principal distribuidora de jogos em computadores, oferecendo uma comunidade viva, servidores multiplayer e grandes descontos semanais.
Mas, nem sempre gostamos do que compramos, não é mesmo? Felizmente, assim como em outras plataformas de venda de produtos eletrônicos, a Steam oferece uma política de reembolso bem generosa. Com isso, o jogador pode recuperar o dinheiro gasto em alguma DLC ou jogo, desde que siga algumas regras básicas.
Quando posso pedir o reembolso?
Para evitar que alguns jogadores abusem do sistema, a Steam implementou algumas regras básicas para o sistema de reembolso. Os jogadores só poderão pedir o dinheiro de volta se a compra tiver sido feita em até 14 dias do pedido, e se o produto não tiver sido jogado por mais de 2 horas totais. Para compras "in-game" como DLCs e Microtransações, o jogador tem apenas 48 horas para efetuar o pedido de reembolso.
Para pedir o reembolso:
1 - Com a sua conta da Steam logada, clique em “Ajuda” no canto superior direito e escolha a opção “Suporte Steam”. Ou, entre no site oficial do suporte.
2 - Após entrar na sessão de suporte, clique em “Compras”.
3 - Uma lista com as compras mais recentes estará disponível. Selecione o título, clique em “Desejo ser reembolsado”, e escolha um motivo.
4 - Faça uma breve descrição sobre o seu pedido de reembolso, e clique na opção “enviar pedido”. Um número de protocolo será gerado, que você poderá usar para manter o controle do pedido de reembolso via email ou suporte.
É importante ressaltar que, apesar de ser um direito do consumidor, a Steam pode revogar o sistema de reembolso se perceber que alguém está apenas tentando “jogar de graça”. Não abuse do sistema de reembolsos para evitar que você seja bloqueado da ferramenta.
Quanto tempo demora para receber o reembolso?
O reembolso pode demorar até uma semana para ser processado. Caso você tenha realizado a compra diretamente pela Steam com um cartão de crédito, o valor será devolvido diretamente na fatura do cartão. Porém, caso a compra tenha sido via PIX, boleto ou PagSeguro, o reembolso acontecerá em formato de crédito na sua carteira Steam, que é intransferível.