Os jogos de luta são um gênero que possui uma grande base de fãs apaixonados e que nunca sai de moda. Seja em partidas casuais e descontraídas entre amigos, ou disputas mais sérias, que envolvem estratégias ofensivas e defensivas de alta habilidade, os fighting games sempre são uma boa opção na hora da diversão.
E 2024 trouxe algumas novas opções emocionantes para os amantes da porradaria, que apresentaram inovações e muita qualidade com gráficos e visuais incríveis, gameplay afiado e histórias envolventes. Confira a seguir quais foram os destaques do ano e prepare-se para batalhas épicas!
Under Night In-Birth 2: Sys:Celes
Lançado em janeiro de 2024 para PC, PlayStation e Switch, Under Night In-Birth 2: Sys:Celes é a sequência do jogo de luta 2D Under Night In-Birth, desenvolvido pelo estúdio francês French Bread e publicado pela Arc System Works. Este título é conhecido por seus visuais estilizados em anime e seu sistema de combate técnico, que combina acessibilidade com profundidade estratégica, com mecânicas semelhantes a Guilty Gear e BlazBlue, também da Arc System Works.
A história é ambientada em um Japão alternativo, onde criaturas chamadas Voids surgem durante a misteriosa "Hollow Night". Aqueles que sobrevivem a encontros com essas criaturas podem adquirir poderes sobrenaturais, tornando-se conhecidos como In-Births.
O enredo de Sys:Celes continua e conclui os eventos do jogo anterior, trazendo um novo antagonista chamado Kuon, o Eterno Renascimento. Ele busca a destruição total usando os poderes da Night para trazer ruína e colapso cósmico. O elenco atualmente tem um total de 27 lutadores, incluindo três via DLC.
Tekken 8
Tekken 8 é o mais recente título da icônica franquia de jogos de luta desenvolvido e publicado pela Bandai Namco. Também foi lançado em janeiro de 2024 nas plataformas PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S, e traz uma atualização significativa na série com gráficos de última geração, novos sistemas de combate e uma história aprofundada, continuando a saga épica da família Mishima.
Desenvolvido usando o Unreal Engine 5, o game apresenta visuais incrivelmente detalhados e animações realistas, com todos os modelos dos personagens recriados do zero, e com os cenários apresentando ambientes destrutíveis para maior imersão.
Atualmente, o jogo conta com um total de 35 personagens jogáveis, sendo 32 do elenco base, que conta com uma biblioteca variada, com o retorno de personagens favoritos dos fãs como Paul Phoenix, King e Nina Williams, além de novos lutadores que trazem estilos únicos de combate, como Victor, Azucena e Reina.
Jujutsu Kaisen: Cursed Clash
Lançado em fevereiro de 2024 nas plataformas PC e consoles, Jujutsu Kaisen: Cursed Clash é baseado no popular anime Jujutsu Kaisen, desenvolvido pela Byking e Gemdrops, e publicado pela Bandai Namco. O game oferece batalhas dinâmicas no formato 2x2, onde os jogadores podem montar equipes com personagens icônicos da série, incluindo feiticeiros de Jujutsu e espíritos amaldiçoados.
O jogo apresenta vários modos, incluindo o História, que adapta os eventos da primera temporada do anime, apresentando Yuji Itadori, o protagonista da série, enquanto ele enfrenta vários monstros no mundo das maldições para salvar a humanidade no Japão moderno.
Cursed Clash apresenta apenas 16 personagens jogáveis no jogo base, no entanto atualmente esse número aumentou para 27, bem como acrescentou dois novos capítulos de história baseados na segunda temporada da série de anime.
O jogo não teve uma boa recepção em seu lançamento, com críticas para sua jogabilidade superficial e visuais não muito bons, porém se você é fã da série, vale dar uma conferida para tirar suas próprias conclusões.
Dragon Ball: Sparking! Zero
Lançado em outubro de 2024, Dragon Ball: Sparking! Zero é o mais recente jogo da série Sparking!, mais conhecida como Budokai Tenkaichi no ocidente, desenvolvido pela Spike Chunsoft e publicado pela Bandai Namco, e disponível nas plataformas PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
O jogo foi muito bem recebido pela crítica e público e se tornou um grande sucesso comercial para a Bandai Namco. O título apresenta lutas em arenas 3D com maior dinamismo, novos sistemas de combate, como o Revenge Counter e o Vanishing Assault, além do Modo Sparking!, que amplia as habilidades dos personagens e intensifica as batalhas. Ele também oferece modos variados, como o Modo História, para reviver momentos clássicos do anime, e o Torneio Mundial, para competições online e offline.
O jogo apresenta um elenco enorme de mais de 180 personagens, abrangendo as sagas de Dragon Ball Z, Super e GT, no qual os jogadores podem formar uma equipe de cinco personagens e colocá-los contra outra equipe. Um dos destaques no modo História é que o jogador tem a opção de tomar decisões narrativas em vários pontos da trama, levando a finais diferentes do original.
Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics
Lançado em setembro de 2024 para PC, PlayStation 4 e Switch, Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics é uma coletânea de jogos de luta clássicos da Capcom. Ela reúne seis títulos históricos de jogos arcade que unem heróis da Marvel e personagens da Capcom, e mais um beat'm up estrelado pelo anti-herói Justiceiro. Os jogos incluídos são:
- X-Men: Children of the Atom (1994)
- Marvel Super Heroes (1995)
- X-Men vs. Street Fighter (1996)
- Marvel Super Heroes vs. Street Fighter (1997)
- Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998)
- Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000)
- The Punisher (1993)
O pacote teve uma recepção super positiva da comunidade e fãs de fighting games, e apresenta melhorias modernas como save states, modos de treinamento e ajustes nos controles para melhorar a execução de golpes e combos.
Além disso, há uma galeria com artes e trilhas sonoras dos jogos, agradando tanto veteranos quanto novos jogadores. Certamente é um item nostálgico e essencial para os fãs da Marvel e de crossovers de luta da Capcom.