Masashi Tsuboyama, diretor do Silent Hill 2 original de 2001, deu sua opinião nas redes sociais a respeito do remake, dizendo estar "muito feliz" com o novo game, que permitirá a uma nova geração aproveitar o clássico jogo de terror.
“Já faz 23 anos”, disse Tsuboyama (via IGN). “Mesmo que você não conheça o original, você pode simplesmente aproveitar o remake como ele é. Se é bom ou ruim, isso não afeta o original.”
Ele também aproveitou para comentar sobre a mudança no ângulo de câmera, com o remake utilizando uma perspectiva que deixa a câmera acima dos ombros do personagem. No original, a jogabilidade "tanque" e a câmera acabam tendo um "impacto significativo" em tudo, incluindo o combate, a atmosfera, o design de níveis e criação de arte.
“Embora o impacto na história possa ser relativamente pequeno, ele traz uma grande mudança na jogabilidade do jogo”, acrescentou Tsuboyama, que se mostrou favorável à mudança. “A visão por cima do ombro definitivamente aumenta a sensação de realismo. Em outras palavras, me faz querer tentar jogar o remake ainda mais imersivo de Silent Hill 2.”
Além disso, Tsuboyama disse que não está satisfeito com a câmera do jogo original, explicando o motivo dela ser tão restrita no jogo de PlayStation 2.
“Jogos e tecnologia estão em constante evolução, resultando em diferenças significativas em restrições e níveis de expressão”, afirmou. “Este é um problema comum com artes de mídia em geral, mas não é fácil manter e apreciar o ambiente da época."
“Sendo sincero, não estou satisfeito com a câmera jogável de 23 anos atrás. Profundidade e ângulo eram limitados pela carga de processamento”, disse. “Foi um processo contínuo de trabalho duro que não foi recompensado. Mas esse era o limite.”
Voltando falar do remake de Silent Hill 2, algo que Tsuboyama não gostou foi o marketing da Konami para o jogo.
"Parece que eles [Konami] não estão fazendo o suficiente para transmitir o apelo da obra para a geração que não conhece Silent Hill”, afirmou ele, apontando a inclusão da Máscara do Cachorro Mira na pré-venda e a Máscara do Coelho Robbie, com esta sendo exclusiva para PlayStation 5.
Embora o Silent Hill 2 tenha algumas coisas engraçadas em meio ao terror, Tsuboyama não gosta da ideia dos jogadores poderem jogar pela primeira vez usando máscaras de DLC, algo que, segundo o que ele deu a entender, deveria ficar reservado apenas para jogadas posteriores.
Silent Hill 2 nesta terça (8) para PC e PlayStation 5, já estando disponível antecipadamente para os donos da Deluxe Edition.