Verdadeira lenda dos gramados, Pelé também teve uma presença marcante no mundo dos games, com participações em jogos desde os tempos do Atari até as cartinhas do Ultimate Team. E em duas ocasiões, o Rei do Futebol deixou sua marca na maior feira de games do mundo, a Entertainment Electronic Expo, ou E3, em Los Angeles.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Em 2009, a publisher francesa Ubisoft realizou uma de suas conferências mais marcantes na E3, com vários convidados famosos: estavam presentes o diretor James Cameron (de Avatar) e o cineasta Steven Spielberg (que dirigia um filme de Tintin). Ambos promovendo os jogos derivados de seus filmes.
Porém quem roubou a cena para a imprensa brasileira, foi Pelé, que apareceu de surpresa no palco para apresentar o game Academy of Champions, em que uma versão sua ao estilo cartoon dirige uma escola de futebol. Era um game de futebol com toda uma historinha para a criançada, com vilões e tudo. O jogo saiu naquele ano para Nintendo Wii e usava os controles de movimento Wiimote e Balance Board.
A conferência ainda teve um novo game das Tartarugas Ninja, o anúncio de Splinter Cell Conviction e o anúncio de Assassin's Creed 2, para muitos, o melhor jogo da franquia até hoje.
Pelé e FIFA: "Joga bonito"
Em 2015, o Rei do Futebol voltou ao palco da E3, desta vez na conferência da Electronic Arts. A apresentação teve muitos anúncios dos mais variados gêneros, incluindo Mass Effect Andromeda e vários jogos da EA para celular, como Simpsons Tap Out e FIFA Mobile - os jogos para celular estavam começando a decolar.
Foi no segmento dos games de esporte que Pelé apareceu e surpreendeu os fãs de futebol. O Rei foi apresentar FIFA 16, jogo da franquia de futebol que chegava naquele ano. Pelé foi recebido de pé pelo público e sob aplausos, falou sobre a carreira e a "magia" do futebol, emplacando o slogan "joga bonito".
Pouco foi mostrado sobre FIFA 16 na conferência, mas todos sairam convencidos de que o jogo era o mais fiel ao futebol de verdade que poderíamos sonhar. Teve até um trailer narrado pelo Pelé:
No lançamento, FIFA 16 trouxe um presentão para os fãs: Lionel Messi e Pelé vinham liberados no modo Ultimate Team para uso em cinco jogos. Isso sim era começar com o pé direito (ou esquerdo, no caso do argentino).