Algumas lojas enviaram o PS5 Pro aos consumidores antes do lançamento (inclusive no Brasil), o que permitiu que eles mostrassem o console nas redes sociais antes mesmo da imprensa, que devido ao embargo pode exibir atualmente apenas o unboxing do aparelho e suas especificações.
Com a queda dessa parte do embargo e alguns jogadores recebendo o videogame antecipadamente, foi descoberto que o PS5 Pro tem uma GPU com 16,7 Teraflops, um pouco mais do que os 10,28 Teraflops do PS5 base, mas muito menos do que os 33,5 Teraflops que haviam sido especulados tempos atrás, conforme bem apontou a Digital Foundry.
O console também conta com 16GB GDDR6 voltados especificamente para os desenvolvedores usarem nos jogos e 2GB DDR5 para o sistema, diferentemente dos modelos anteriores que contam com 16GB de memória unificada.
A RAM adicional provavelmente serve para que os estúdios consigam usar a tecnologia de upscaling PSSR do PS5 Pro, que conta com qualidade visual superior quando comparada com o AMD FSR.
Outras melhorias no console incluem suporte para Wi-Fi 7 e uma nova entrada USB-C. A fonte do aparelho tem capacidade de até 390W, um pouco mais do que os 350W do modelo base. Há também um SSD de 2TB.
O PS5 Pro será lançado na próxima quinta-feira (7).