Mike Ybarra, ex-presidente da Blizzard, defendeu Phil Spencer na decisão que resultou no fechamento de quatro estúdios da Xbox.
O ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, foi até as redes sociais defender o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, após a decisão da Xbox de fechar quatro de seus estúdios, incluindo nomes como Arkane Austin e Tango Gameworks, com ele afirmando que a decisão “o machuca tanto quanto a qualquer outra pessoa”.
“Vejo muitas críticas ao Phil”, escreveu ele a respeito do anúncio do fechamento dos estúdios. "Eu entendo. Mas conhecendo-o como humano, sei que isso o machuca tanto quanto a qualquer outra pessoa. Não posso falar por toda a parte de liderança lá, mas eu o conheço e sei o que ele provavelmente está passando”.
“Não estou tentando defender as decisões”, continuou Ybarra. "Acho que todos nos envolvemos em situações difíceis e inesperadas (certamente eu me envolvi). Faz parte do trabalho, assim como a responsabilidade pelos resultados. Mas ele é um bom ser humano e se preocupa profundamente com o processo criativo e os desenvolvedores. Essa é a minha experiência em primeira mão trabalhando próximo a ele por mais de 8 anos e conhecendo-o há mais de 24 anos".
“Compreendo 100% a raiva e a confusão”, acrescentou, “e sinto profundamente pelas equipes afetadas hoje e ao longo dos últimos meses. Não concordei com todas as decisões que ele tomou no Xbox, e acho que isso ficou bastante claro, mas acredito em sua liderança e sei como essas decisões podem ser difíceis”.
“O Xbox pode ter um futuro muito brilhante”, concluiu Ybarra em seu comentário. “Espero que eles consigam concretizar isso e que todas as equipes tenham uma experiência incrível juntas. É certamente um momento difícil que precisa de grande clareza sobre qual é o plano futuro e como os jogadores de todos os lugares podem ficar animados com isso”.
No início do ano, a Microsoft demitiu mais de 1.900 pessoas na Activision Blizzard e Xbox, o que inclusive resultou na saída de Ybarra como presidente da Blizzard.
Com o fechamento da Arkane Austin, todo o trabalho que vinha sendo feito para trazer novos conteúdos em Redfall foi cancelado. A Tango Gameworks, responsável por Hi-Fi Rush, Ghostwire: Tokyo e The Evil Within, disse que seus jogos continuarão disponíveis nas plataformas onde foram lançados.
Sobre os outros dois estúdios afetados, a Alpha Dog Games revelou que Mighty Doom terá os servidores desligados em 7 de agosto, enquanto que a Roundhouse Studios será absorvida pela ZeniMax Online Studios, com seus funcionários passando a focar no desenvolvimento de The Elder Scrolls Online.