Vendas de Final Fantasy VII Rebirth, Final Fantasy XVI e Foamstars ficaram abaixo das expectativas da Square Enix.
De acordo com o jornalista Takashi Mochizuki, da Bloomberg, o presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, contou aos analistas que as vendas de Final Fantasy VII Rebirth, Final Fantasy XVI e Foamstars ficaram abaixo das expectativas, tanto em receita quanto lucro.
Por causa disso, a empresa acredita que registrará um lucro operacional de cerca de US$ 255 milhões neste ano fiscal, em vez dos US$ 364 milhões estimados pelos analistas (via VGC).
Falando mais sobre as baixas vendas dos jogos mencionados, Kiryu disse que no caso de Final Fantasy XVI as vendas estavam alinhadas com o que era esperado no lançamento, mas foram caindo com o tempo e não conseguiram alcançar a meta da Square Enix para o ano.
A situação com Final Fantasy VII Rebirth e Foamstars é ainda pior, pois ambos fracassaram em vender o que era esperado desde o dia em que foram lançados.
Kiryu também afirmou que a Square Enix está confiante de que alcançará seu objetivo de vendas com Final Fantasy XVI ao longo de seu plano de comercialização de 18 meses, e que apesar de Rebirth e Foamstars terem ficado abaixo do esperado, isso não quer dizer que foram necessariamente mal.
Curiosamente, dois destes três jogos são exclusivos para PlayStation 5, enquanto que o terceiro, Foamstars, saiu para PlayStation 4 e PlayStation 5. Talvez a situação tivesse sido diferente se fossem lançados também para PC e Xbox Series X|S. Ao menos, no caso de Final Fantasy XVI, já existe uma versão para computador no forno.
Recentemente a Square Enix disse que mudou sua forma de fazer jogos, pretendendo focar em lançamentos multiplataforma de agora em diante, além de qualidade em vez de quantidade. Por causa da reestruturação na empresa, demissões irão ocorrer nos Estados Unidos e Europa.