Um dos destaques do Xbox Games Showcase neste domingo (9), o RPG de ação Flintlock: The Siege of Dawn promete ser uma introdução acessível aos temidos games 'soulslike', aqueles jogos implacáveis que castigam o jogador por qualquer descuido.
Foi o que disseram a designer de níveis Sabine Rösgren, o diretor de arte Dale Pugh e o diretor criativo Simon Dasan, da neozelandesa A44 Games, em entrevista ao Terra Game On em Los Angeles, EUA, durante o fim de semana do Summer Game Fest.
"Nós queríamos criar uma versão mais acessível de uma experiência soulslite", disse Simon. "Pegamos algumas das coisas que você conhece e ama em um soulslike e juntamos com coisas de RPGs de ação. Então nós temos habilidades finais, mortes gloriosas, mais momentos cinematográficos e liberdade dentro do combate, tudo isso combinado para criar nossa experiência", explicou o diretor criativo do game. Essa acessibilidade faz do jogo um 'soulslite', como a A44 vem chamando.
Sabine apontou que o combate é mais acessível e o jogo tem níveis de dificuldade diferentes para escolher. "Temos níveis normais e claro, um bem elevado para os jogadores que realmente querem o desafio - e você não precisa desbloqueá-los". Ou seja, será possível escolher a experiência acessível ou a dificuldade hardcore que os fãs de jogos 'souls' apreciam desde o começo.
Assista ao trailer de Flintlock: The Siege of Dawn divulgado no Xbox Games Showcase:
Ao contrário da maioria dos jogos do gênero, Flintlock não é um RPG de fantasia medieval sombria. Bem, o jogo é cheio de elementos fantásticos e sombrios, mas se passa em uma época mais avançada, que remete ao período colonial, tanto que a protagonista Nor Vanek conta com armas de fogo em seu arsenal.
A level designer destacou como a pólvora adiciona novas camadas ao combate: "Temos pólvora e com ela, armas, mosquetes, rifles e também granadas que você pode encontrar, mais opções de combate à distância, além do combate com armas corpo a corpo e a magia". Para a level designer, isso dá um tempero extra ao jogo. "Além disso, temos várias armaduras diferentes para coletar, há peças que se combinam, você pode aprimorar as coisas e montar 'builds' diferentes".
Simon contou que ao projetar o combate de Flintlock, a A44 buscou mudar a dinâmica do que os jogadores veteranos do gênero costumam fazer. "Ao invés de se concentrar em corpo a corpo ou combate à distância, há uma sinergia entre eles, que te dá mais liberdade de movimento", disse o diretor. "É formidável ir para cima com sua pistola. É algo único e bem divertido!".
Do outro lado do mundo
O mundo de Flintlock é inspirado na Nova Zelândia, país que geralmente nos faz pensar em O Senhor dos Anéis e nos All Blacks, mas que também é a terra natal da A44 Games. "Muitas das paisagens são inspiradas na Nova Zelândia, que tem uma grande variedade de biomas e flora nativa maravilhosa", disse Dale. "Queríamos dar um gosto único e específico para o jogo e porque não trazer isso da nossa vizinhança? Acho que é algo que não se vê muito nos jogos, porque nós estamos lá do outro lado do mundo".
The Siege of Dawn não é a primeira experiência da A44 Games com os RPGs soulslike. Antes dele, o estúdio publicou Ashen, um RPG de ação cooperativo em mundo aberto com um visual super estilizado e uma atmosfera meio onírica, que angariou muitos elogios da crítica especializada.
A experiência ganha com o jogo anterior está implícita em Flintlock, segundo os desenvolvedores, mesmo que Ashen seja bem mais próximo de um souslike tradicional em comparação com a acessibilidade do novo game, mas ter o combate de Ashen como base foi essencial e permitiu que o time se aprofundasse mais na narrativa e outras áreas. Um exemplo das muitas ideias de Ashen que foram aprimoradas neste jogo é a peregrinação que evoluiu, para uma caravana em Flintlock, com a cidade viajando junto com a protagonista durante a aventura.
Mesmo com a experiência prévia, a A44 ainda é um estúdio independente pequeno, fazendo um jogo bem grande e isso leva tempo, tanto que o lançamento original estava previsto para 2023, mas o game acabou adiado para 2024. "Nós só queríamos ter certeza de que estávamos fazendo algo bom de verdade", explicou Dale. "Estamos super felizes com Flintlock agora".
"Eu preciso dizer isso: Eu estava jogando o game recentemente e quando cheguei no primeiro chefe, e a música subiu, fiquei arrepiada", confidenciou Sabine. "E nós temos tantos momentos em que você e o inimigo basicamente dançam juntos, e você sente o ritmo, e nesse primeiro chefe... eu estava quase chorando, foi um sentimento muito bom".
Os jogadores poderão sentir o mesmo e desbravar o mundo de Flintlock: The Siege of Dawn muito em breve. O título chega em 18 de julho para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, com lançamento direto no Game Pass.