Em novembro, foi noticiado que a Kadokawa, corporação por trás da FromSoftware e outras empresas, estaria negociando para ser adquirida pela Sony. Pouco tempo depois disso, a própria companhia confirmou a informação, mas que nenhuma decisão havia sido tomada.
Agora está sendo alegado que funcionários da própria Kadokawa estão torcendo para que a aquisição ocorra, em grande parte devido a problemas envolvendo a gestão e o desejo de mudança na liderança da empresa.
“As pessoas ao meu redor estão entusiasmadas com a perspectiva de uma aquisição pela Sony”, disse um funcionário veterano não identificado da Kadokawa (via Automaton). “Isso porque há um certo número de funcionários que estão insatisfeitos com a administração [do presidente] Natsuno, que nem se preocupou em realizar uma coletiva de imprensa depois que as informações pessoais das pessoas vazaram no ataque cibernético. Eles esperam que, se a Sony adquirisse a empresa, eles se livrariam do presidente primeiro.”
No começo do ano, um grupo hacker chamado BlackSuit atacou os serviços da Kadokawa, incluindo a NicoNico, uma das plataformas de streaming mais populares do Japão, roubando 1,5 TB de dados, nos quais haviam informações pessoais de seus usuários e funcionários.
Parece que a reação de Natsuno durante esse período conturbado não agradou os funcionários da Kadokawa, ao ponto deles estarem torcendo para que a Sony compre a empresa.
Dito isso, o analista Takahiro Suzuki acredita que a aquisição seria benéfica para a Sony, mas a Kadokawa em si não ganharia muito com a negociação.
“A Kadokawa perderá sua independência, e a gestão se tornará mais rigorosa”, disse Suzuki. "Se eles quiserem continuar desenvolvendo seus negócios tão livremente quanto fizeram até agora, [a aquisição] seria uma má escolha. Eles teriam que estar preparados para publicações que não levem à criação de IP sendo colocadas sob escrutínio.”