A Xbox e a PGB (Pesquisa Game Brasil) apresentaram nesta semana um perfil do gamer brasileiro, feito em parceria entre as empresas, com detalhes sobre a evolução do segmento no país e o perfil desse jogador. Entre outras informações, a pesquisa revelou que o Game Pass é o serviço de assinatura favorito do jogador de PC no país, seguido pelo Amazon Prime Gaming.
Este tipo de serviço, em que o jogador paga uma mensalidade para ter acesso ilimitado a um catálogo de games, tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo. Além da Microsoft e da Amazon, EA, Ubisoft, Sony e Nintendo possuem ofertas similares.
“Continuamos com o compromisso de investir para entregar mais jogos e novidades para a comunidade de PC, e estamos no caminho certo ao conferir que o nosso serviço de games é o preferido do público a maioria que joga no computador. Hoje disponibilizamos mais de 100 títulos no Xbox Game Pass e buscamos trazer mais jogos no dia do lançamento para a plataforma, de mais desenvolvedores independentes e com vozes mais diversas”, explica Bruno Motta, gerente de Xbox no Brasil.
Foram entrevistados mais 13 mil jogadores que tem o PC como principal plataforma para jogos, seja desktop ou notebook. De acordo com o levantamento, 41,2% declaram que jogam todos os dias. A pesquisa também traz números relevantes sobre diversidade, com as mulheres representando 41% dos entrevistados, em um salto de quase 10% nos últimos dois anos para jogadoras de PC, e pretos e pardos com um total de 46,8% de quem joga no computador.
Entre os jogadores mais assíduos, 34,8% dos jogadores de PC afirmam jogar entre 1 e 3 horas por dia, e com idades variadas – a faixa etária entre 20 e 29 anos representa 16,4%, enquanto de 40 a 49 anos são 11,6% dos entrevistados.
Responsável pela organização da PGB desde 2013, maior e mais popular pesquisa sobre games do país, Carlos Silva, Head of Game da PGB, aborda os avanços do público que joga no computador e o papel do levantamento.
“A principal oferta dessa pesquisa não está atrelada apenas aos seus dados, mas também o acesso ao conhecimento das pessoas que integram esse universo, e quais são os perfis por trás das telas dos computadores. Isso reforça o compromisso com a comunidade, que se mostra cada vez mais diversa, e o empenho de tornar esse ambiente cada vez mais plural, ajudando todos os jogadores a encontrarem o seu próximo jogo favorito”, comenta.
Desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM, a Pesquisa Game Brasil existe desde 2013. Toda o levantamento é desenvolvido com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina, em países-chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México.