A mudança de Halo para Unreal Engine 5 permitirá que a desenvolvedora Halo Studios, antiga 343 Industries, transforme a franquia em multiplataforma nos consoles, incluindo até mesmo levá-la ao PlayStation 5, se a Microsoft assim desejar.
Conversando com a Eurogamer (via IGN), o chefe da Digital Foundry, Richard Leadbetter, disse que a nova engine "facilita" o desenvolvimento multiplataforma em comparação com portar o jogo por meio do motor gráfico anterior, Slipspace Engine.
"É lógico que uma engine projetada para implantação em várias plataformas seria mais fácil de trabalhar do que a tecnologia existente desenvolvida para Xbox e PC", disse Leadbetter.
A Microsoft ainda não anunciou jogos de suas maiores franquias, incluindo Halo, Gears e Forza, para PlayStation ou Switch, mas a empresa já começou a trazer outros de seus títulos nas plataformas rivais.
Já tivemos nomes como Sea of Thieves chegando ao PlayStation 5, assim como Grounded e Pentiment, que também ganharam versões para PlayStation 4 e Switch. Isso sem falar de Indiana Jones e o Grande Círculo, que será lançado no PS5 alguns meses depois de chegar ao PC e Xbox, e Doom: The Dark Ages, que terá lançamento simultâneo no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S em 2025.
Em agosto, Phil Spencer havia dito que a decisão envolvendo lançar alguns dos jogos Microsoft nas plataformas rivais envolve expectativas esperadas pela empresa, com o Xbox sendo um negócio e precisando dar dinheiro.
Até então, a Microsoft tinha utilizado apenas jogos lançados anteriormente em sua estratégia multiplataforma, mas isso mudou com Indiana Jones e o novo Doom. Portanto, não podemos descartar a hipótese de que Halo pode, algum dia, ser lançado fora do Xbox e PC, especialmente agora que passará a usar Unreal Engine 5.