A Capcom vive um ano cheio de grandes lançamentos, mas enquanto o remake de Resident Evil 4 e Street Fighter 6 são os mais recentes jogos de duas franquias de sucesso, Exoprimal é o estranho no ninho, uma franquia inédita e bem diferente dos jogos recentes da casa.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O Game On jogou a versão beta de Exoprimal para entender melhor a proposta do jogo, que oferece batalhas multiplayer com guerreiros robóticos futuristas contra dinossauros invasores de outra dimensão. E sim, o jogo é tão caótico quanto parece por essa descrição, mas de uma forma divertida e empolgante.
Ameaça jurássica
Exoprimal se passa na Terra do futuro, em uma época em que ao invés das mudanças climáticas como aquecimento global, terremotos e outras catástrofes, as grandes metrópoles precisam lidar com invasões de dinossauros. Hordas de criaturas jurássicas chegam aos montes para devorar os humanos, vindas de fendas dimensionais enigmáticas.
Para lidar com esse perigo faminto e feroz, a corporação AIBUS desenvolveu exoesqueletos de alta tecnologia, perfeitos para guerreiros destemidos e dispostos a mandar bala nos répteis gigantes.
Depois de criar o personagem e passar por um rápido tutorial, o jogador é levado para um dos dois times na disputa. Para vencer, é preciso eliminar os dinossauros enquanto cumpre os objetivos informados pelo Leviathan, uma IA avançada que serve como juiz e guia do jogo.
Escolha a sua armadura
Com o foco em batalhas PvE e ao mesmo tempo na competição contra outro time, Exoprimal tem classes de personagem, cada uma com uma função principal, e vários trajes diferentes para cada classe.amb
No beta, as classes disponíveis eram Assalto, Tanque e Suporte, com três ou quatro Exotrajes diferentes para escolher dentro de cada uma delas. O legal é que elas não só tem aparências distintas, mas funcionam de forma diferente entre si - bem o que se vê em jogos de ‘Hero Shooter’ como Overwatch e Valorant, mas com foco maior no PvE.
Por exemplo, Roadblock é um tanque clássico, lento e resistente, com seu escudo pronto para aborver dano e salvar a vida dos aliados. Já Murasame é outro tanque muito diferente. Rápido e com uma grande capacidade de dano corpo a corpo, seu foco é no contra-ataque.
Visualmente, Exoprimal chama bastante a atenção não só pelas batalhas caóticas e cheias de efeitos, mas pela riqueza de detalhes nas exoarmaduras, com animações próprias cheias de personalidade. Há algo no game que lembra os primeiros Lost Planet, outra franquia futurista que ficou pelo caminho, duas gerações de consoles atrás.
As batalhas seguem objetivos simples de entender e divertidos de executar, como atrair dinossauros para um ponto específico do mapa, proteger um NPC por algum tempo e derrotar dinos realmente grandes, tudo isso antes do time adversário.
Há muito tiroteio e pancadaria, pois não faltam inimigos ferozes para abater. O combate não é tão metódico quanto um Monster Hunter, mas ainda assim enfrentar as hordas jurássicas envolve mais estratégia do que pode parecer a princípio.
Desafio final
Além de lutar contra as hordas de dinossauros, o final da partida geralmente envolve uma tarefa mais desafiadora e emocionante. Por exemplo, em alguns casos é preciso proteger um servidor enorme contra o avanço dos dinos, ou disputar com o outro time para coletar células de energia (e estourar os adversários para roubá-las é uma opção válida).
Os desafios variam, mas sempre colocam os dois times bem próximos e a emoção da busca pela pontuação, tentativas de atrapalhar os rivais e a pressão do tempo deixam a brincadeira toda muito mais envolvente.
Franquia original
Jogos com trajes tecnológicos ou robôs gigantes existem no catálogo da Capcom desde os tempos do NES e dos arcades. Os dinossauros também tem seu lugar no histórico da produtora japonesa.
Exoprimal não é um retorno a nenhuma delas em específico mas uma nova tentativa de criar algo inédito e um tanto caótico - e com um sistema de passe de batalha e o jogo chegando ao Game Pass no lançamento, há fortes chances disso realmente acontecer.
Exoprimal chega em 14 de julho para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.