MLB The Show sempre foi uma franquia tradicionalmente voltada ao público norte-americano, com pouco alcance no Brasil. Por muitos anos, permaneceu exclusiva dos consoles da Sony, e só em 2021 passou a ser lançada em outras plataformas.
A edição mais recente marca dois marcos importantes: é a primeira desenvolvida exclusivamente para a atual geração de consoles e também a primeira, desde que chegou ao Xbox, que não foi incluída diretamente no catálogo do Game Pass.
Acessível para iniciantes
Deixando os consoles antigos para trás, a nova edição aposta em uma abordagem mais acessível, com foco em tornar a experiência mais amigável para quem ainda não está familiarizado com as regras e dinâmicas do beisebol. A reformulação na jogabilidade indica um esforço claro em expandir o alcance da série e dialogar com novos públicos, inclusive fora do eixo tradicional da franquia.
A jogabilidade nesta nova entrada da franquia foi feita para agradar a todos os públicos. Eu, que nunca fui muito fã, me senti empolgado jogando este título. Os comandos são bem intuitivos e a tela de seleção de arremesso, com sugestões do melhor lançamento contra cada jogador, lembra bastante alguns RPGs de turno. Além disso, há um quadrado que utiliza tonalidades vermelhas e azuis para indicar a probabilidade de o adversário conseguir rebater a bola.
O que pode se tornar um desafio é quando estamos no bastão tentando acertar a bola e buscar aquele home run. É preciso ter bastante reflexo, mas, quando erramos, o jogo indica se o movimento foi feito cedo ou tarde demais.
Modos variados com atenção especial ao modo para um jogador
O jogo é recheado de modos para todos os gostos. O “Road to the Show”, no qual criamos nosso personagem, controlamos os seus diálogos e acompanhamos sua carreira desde a universidade, é um dos destaques. Esse modo é bastante divertido e fica minha indicação para quem quer conhecer mais sobre as regras no geral. Aqui, o jogo realmente pega na nossa mão e explica detalhadamente cada regra e as funções na jogabilidade. Além disso, esse modo remete bastante a jogos de RPG tradicionais, com escolhas e, em alguns momentos durante os jogos, sequências com QTE.
O “Diamond Dynasty” pode lembrar o modo UT, bastante conhecido na franquia FC (antigamente FIFA). Aqui, criamos nosso time desde o uniforme, nome e emblema. É possível contratar jogadores por meio da loja que vende pacotes ou comprando diretamente de outros jogadores, além de contar com um passe gratuito que oferece equipamentos e atletas da temporada.
O “March to October” coloca o jogador em momentos-chave das partidas, com o desafio de levar a equipe à glória antes da data limite. Já o “Franchise” permite que você se torne treinador da equipe que desejar. Por fim, o modo “Storylines” apresenta a trajetória de alguns jogadores famosos da Negro Leagues, com três histórias distintas, cada uma contendo sete episódios. Nesse modo, é possível ouvir comentários reais sobre quem foram esses atletas e como se tornaram figuras importantes e marcantes para o beisebol.
Graficamente, os personagens são bastante realistas. A textura das roupas e pequenos detalhes, como os jogadores ficarem sujos após deslizarem para pegar uma bola ou se salvarem de uma eliminação, chamam atenção. Outro aspecto que o título executa com competência é transmitir a sensação de uma partida real — desde as introduções das equipes no estádio, com caças sobrevoando o campo, até a torcida e os efeitos sonoros que acompanham jogadas importantes, como eliminações ou home runs.
Por mais que a desenvolvedora tenha acertado em cheio ao tornar o jogo acessível para quem não é familiar com o estilo, a ausência de localização para o público brasileiro pesa bastante. É uma pena, especialmente porque o título apresenta muitas regras e os modos para um jogador contam com bastante texto, o que pode afastar parte do público.
Considerações
MLB The Show 2025 é uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer mais sobre o beisebol. A jogabilidade acessível, os modos variados e o cuidado com a apresentação fazem desta edição uma das mais acolhedoras da franquia. Apesar de não reinventar a fórmula, o jogo cumpre bem sua proposta de tornar a experiência mais intuitiva para iniciantes, sem deixar de agradar os fãs de longa data.
MLB The Show 2025 está disponível para PlayStation 5, Switch e Xbox Series X|S.