Para aprofundar mais nosso entendimento sobre o público gamer, o Terra preparou uma enquete especial envolvendo 40 mil brasileiros que foram entrevistados por meio de uma enquete em maio.
De acordo com os dados que foram reunidos, 54% dos respondentes afirmaram gostar de jogar ou se consideram gamer, enquanto que 46% disseram que não gostam. Outro dado interessante da pesquisa é que ela mostra que o PC é a plataforma favorita de 40% do público, seguido de mobile com 27%, console com 18%, tablet com 9% e outros com 6%.
Além disso, 65% dos entrevistados afirmou dedicar menos de 5 horas por semana jogando, seguido de 25% que disse jogar de 5 a 10 horas por semana, 8% jogando de 10 a 20 horas e, por fim, 6% jogando mais de 20 horas semanais.
O perfil da enquete teve pessoas de 18 anos e até mais de 50 anos entre os respondentes, com a maioria sendo entre 18-30 anos (41%), seguido de 31-40 anos (26%), 41-50 anos (21%) e 50 anos+ (12%), divididos igualmente entre sexo masculino e feminino.
A ampla maioria dos que responderam a enquete são do Sudeste (49%), seguido do Norte (25%), Nordeste (17%), Centro-Oeste (6%) e Sul (2%), com indivíduos das Classes C e D representando a maior parte, respectivamente com 35% e 38%. A Classe E surge em terceiro com 21% e a Classe B em quarto com 6%.
Confira abaixo todas as informações sobre games que foram levantadas com a enquete:
Você gosta de jogar ou se considera gamer?
- Sim - 54%
- Não - 46%
Plataforma favorita
- PC - 40%
- Mobile - 27%
- Console - 18%
- Tablet - 9%
- Outros - 6%
Tempo que passa jogando por semana
- Menos de 5 horas - 65%
- 5 a 10 horas - 25%
- 10 a 20 horas - 8%
- Mais de 20 horas - 6%
Frequência de compra de jogos
- Semanalmente - 36%
- Algumas vezes ao ano - 21%
- Não compra jogos - 21%
- Mensalmente - 14%
- Lançamento - 8%
Veículo onde é feita a compra de jogos
- Lojas Online - 23%
- Google Play Store/App Store - 20%
- Lojas físicas - 15%
- Lojas oficiais de console - 12%
- Steam - 11%
- Outros - 11%
- E-commerce - 8%
Tipos de jogos preferidos
- Ação e Aventura - 24%
- Esportes - 16%
- RPG - 13%
- Simulação - 12%
- FPS - 12%
- Estratégia - 12%
- Outros - 11%
Interesse em acompanhar lançamentos de novos jogos e consoles
- Acompanha sempre - 52%
- Acompanha às vezes - 35%
- Não tem interesse - 13%
Assinatura de serviços como Xbox Game Pass ou PlayStation Plus
- Assinante - 65%
- Não assinante - 35%
Participação em competições de jogos (eSports)
- Já participou - 58%
- Não participou - 42%
Maneira como prefere jogar
- Sozinho - 51%
- Com amigos - 35%
- Tanto faz - 14%
Hábito de assistir streamers jogando ou dando dicas
- Assiste regularmente - 58%
- Assiste ocasionalmente - 28%
- Não assiste - 14%
Aquisição de itens virtuais dentro de jogos
- Costuma comprar - 71%
- Não costuma comprar - 29%
Percepção de anúncios de marcas relacionadas ao segmento de games
- Nota regularmente - 55%
- Nota ocasionalmente - 30%
- Não nota - 20%
Apostas do tipo eGames
- Já ouviu falar e tem interesse - 68%
- Não ouviu falar e não tem interesse - 32%
Presença em eventos como Brasil Game Show
- Já marcou presença - 45%
- Tem interesse, mas nunca foi - 33%
- Não tem interesse - 22%