De acordo com Ryan Payton, produtor assistente de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, o jogo chegou a ser testado no Xbox 360 e rodava perfeitamente no console da Microsoft, mas o formato de disco impediu seu lançamento na plataforma.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
A informação foi revelada em uma entrevista concedida ao livro 'The Ultimate History of Video Games, Volume 2', de Steven L. Kent. Além disso, Payton também revelou que não havia um contrato de exclusividade com a Sony para lançar o jogo somente no PlayStation 3.
"Eles acreditavam que Metal Gear Solid 4 ficaria horrível e rodaria mal no hardware mais velho e inferior da Microsoft", explicou Payton. "Um dia fatídico, a equipe de R&D da Konami organizou uma reunião onde pudemos ver os frutos de seu trabalho: Metal Gear Solid 4 rodando lindamente e sem problemas em um Xbox 360".
Embora o jogo rodasse bem no Xbox 360 de um ponto de vista técnico, seu lançamento não era prático em um nível físico, uma vez que o console da Microsoft utilizava discos DVD-ROM com espaço de apenas 8,4 GB. Já o PlayStation utilizava discos BD-ROM (Blue-ray), com capacidade de armazenamento de até 54 GB.
Recentemente a Konami anunciou o remake de Metal Gear Solid 3 para PlayStation, Xbox Series X/S e PC juntamente com a Metal Gear Solid: Master Collection, Vol. 1, coletânea que inclui Metal Gear, Metal Gear 2: Solid Snake, Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e Metal Gear Solid 3: Snake Eate.
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots foi lançado em 2008 apenas no PlayStation 3.