Matt Booty. chefe do Xbox Game Studios, supostamente disse aos funcionários da Bethesda que “precisamos de jogos menores que nos deem prestígio e prêmios”, apenas um dia após fechar a desenvolvedora Tango Gameworks, que entregou justamente isso ao lançar Hi-Fi Rush.
A informação foi divulgada pelo The Verge, que disse também que o estúdio estava no processo de criação de ideias para uma sequência de Hi-Fi Rush e queria contratar mais funcionários antes de ser fechado de forma repentina.
A declaração de Booty chamou a atenção de John Johanas, diretor de Hi-Fi Rush, que realizou uma postagem nas redes sociais a respeito usando apenas a personagem Peppermint de seu jogo, deixando subentendido aquilo que pensa.
Além disso, também foi revelado pela Bloomberg que a Arkane Austin tinha a esperança de fazer outro jogo single-player imersivo, como um novo Dishonored, que ia necessitar de mais pessoal, antes do estúdio ser fechado.
Ainda de acordo com as informações, o encerramento da Tango Gameworks e Arkane Austin ocorreu porque a liderança do Xbox sentiu que o sistema geral de estúdios estava “muito difundido”.
Aparentemente Booty explicou que a Arkane Austin não foi fechada por causa do fracasso de Redfall, mas sim sobre as perspectivas futuras do estúdio. A Bloomberg também alega que a ZeniMax estava sobre pressão para realizar cortes significativos, escolhendo fazer isso com a Tango Gameworks e a Arkane Austin porque estavam no processo de bolar projetos os quais iriam requerer investimento adicional, em vez de encerrar estúdios com jogos que já haviam sido aprovados.
O fechamento da Tango Gameworks deixou diversos jogadores inconformados, em especial porque era um dos estúdios mais criativos da Microsoft. Além disso, Aaron Greenberg, vice-presidente de marketing de jogos de Xbox, havia dito no ano passado que Hi-Fi Rush tinha sido um sucesso, o que aumentou ainda mais a indignação dos jogadores com o fim do estúdio.