Mortal Kombat 1: Entenda o novo reboot da série de luta

Protagonista dos games, Liu Kang foi de monge shaolin à vilão e voltou como Deus do Fogo; entenda os eventos que levaram ao novo game

18 mai 2023 - 17h03
Mortal Kombat 1 é novo começo para a série de luta
Mortal Kombat 1 é novo começo para a série de luta
Foto: WB Games / Divulgação

Mortal Kombat 1 chega em setembro e será ambientado em um mundo novo, criado por Liu Kang, um dos personagens originais da franquia de luta que completou 30 anos. O ex-monge Shaolin agora tem poderes divinos e quem não acompanha a história pode se perguntar: como foi que isso aconteceu?

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Publicidade

Assista ao trailer de Mortal Kombat 11:

A jornada de Liu Kang deu muitas voltas ao longo da série Mortal Kombat e a transformação do lutador em Deus do Fogo nem é a mais estranha pela qual ele já passou. Desde o reboot da franquia em Mortal Kombat 9, a narrativa passou a acontecer em múltiplas linhas do tempo e essa mudança de status, digamos assim, tem a ver com a convergência dessas linhas temporais.

Para facilitar, vamos nos concentrar nas duas linhas do tempo principais de Mortal Kombat. É na segunda delas (que é a atual) que Liu Kang vai passar de um humano muito bom de briga para um deus. Mas é preciso primeiro saber o que aconteceu com o famoso mestre do kung-fu na linha do tempo original.

Publicidade

Monge Shaolin

Liu Kang começou a carreira como o monge Shaolin escolhido por Raiden para proteger o Earthrealm
Foto: Mortal Kombat / Divulgação

Liu Kang é um monge Shaolin do Earthrealm, a nossa Terra, que entrou no décimo torneio Mortal Kombat com a intenção de se tornar campeão e com isso, salvar o mundo. Liu Kang provou sua força e habilidade no torneio, tornando-se uma verdadeira ameaça para aqueles que desejam conquistar o Earthrealm, como Shao Kahn e Kronika - a poderosa vilã de Mortal Kombat 11.

Shao Kahn é um líder guerreiro brutal do Outworld e Liu Kang nunca permitiria que ele dominasse o nosso mundo. Raiden, o Deus do Trovão, colocou Liu Kang e seu aliado, Kung Lao, como protetores do Earthrealm. Em ambas as linhas do tempo, Liu Kang e Kung Lao são monges Shaolin e seguidores de Raiden, que por sua vez, os guia na tarefa que recebeu dos Elder Gods.

A dupla até mesmo estrelou um jogo de ação e aventura, Shaolin Monks, lançado para PlayStation 2 e até hoje muito lembrado pelos fãs saudosos. Recentemente, Ed Boom, criador da franquia Mortal Kombat, alimentou os sonhos dos jogadores que gostariam de um novo game da série, ou mais ainda, de um remaster:

Mudou de lado

Liu Kang se transformou no líder do Netherrealm e inimigo de Raiden e da Terra
Foto: Mortal Kombat 11 / Reprodução

Em Mortal Kombat 10, Raiden toma uma série de decisões controversas que resultam nas mortes de muitos guerreiros do Earthrealm, inclusive Kung Lao, morto pelo próprio Shao Kahn. Liu Kang quer vingar a morte do amigo, mas Raiden impede o monge de consumar sua vingança. Isso faz com que Kang se vire contra Raiden, que se defende com raios e deixa Liu Kang mortalmente ferido.

Publicidade

Enquanto Raiden e os Elder Gods enfrentam Shao Khan, o corpo de Liu Kang é levado embora e o monge se torna um morto-vivo! Essa versão maligna serve ao feiticeiro Quan Chi no Netherrealm. Liu Kang se torna um inimigo do Earthrealm e chega a pedir para seu líder supremo, Shinnok, para matar Raiden. Shinnok nega o pedido mas acaba lutando ele mesmo contra o Deus do Trovão - e perdendo! Com a derrota de Shinnok, Liu Kang se torna o novo imperador do Netherrealm.

Linhas do tempo se cruzam

As duas versões de Liu Kang se encontram, mas somente uma vai sair com vida
Foto: Mortal Kombat 11 / Reprodução

Em Mortal Kombat 11, surge a vilã Kronika, que traz uma série de complicações para as tramas de viagem no tempo que a série implememtou após o reboot. Kronika mexeu com a linha do tempo para tentar criar um mundo perfeito, mas sempre foi atrapalhada por Raiden e Liu Kang.

Quando o Earthrealm está quase derrotando o Netherrealm, a feiticeira procura o Liu Kang maligno e lhe oferece ajuda. Ele se interessa pelo plano de criar um mundo sem Raiden e eles formam uma aliança. Quando Kronika funde as duas linhas do tempo de Mortal Kombat, dois Liu Kang passam a existir simultaneamente: o jovem monge Shaolin e o morto-vivo maligno que governa o Netherrealm.

A magia também afeta Raiden, justamente no momento em que o Deus do Trovão vai lutar contra Liu Kang. Sua mente é inundada pelas lembranças das lutas e do que aconteceu depois. Raiden conta o que viu para Liu Kang, que aceita ficar ao seu lado nessa nova linha do tempo e confiar no plano do Deus do Trovão.

Publicidade

Esse Liu Kang é capturado por Kronika e apresentado à sua versão maligna, que absorve a alma do jovem Shaolin, matando-o novamente!

Deus do Fogo

Com os poderes de Raiden e suas duas formas, Liu Kang atinge o status de Deus do Fogo
Foto: Mortal Kombat 11: Aftermath / Reprodução

Empoderado pela alma do monge Shaolin, o Liu Kang maligno luta contra Raiden. Ele ainda acredita que foi traído pelo Deus do Trovão e o responsabiliza pelas mortes de seus companheiros. Raiden derrota Liu Kang mas poupa sua vida, usando seus poderes para fundir a si mesmo, o Liu Kang morto-vivo e o jovem Liu Kang em uma só pessoa.

A alma do jovem Liu Kang controla essa nova forma, que assume o papel de um Deus do Fogo - por causa do elemento que Liu Kang controla em seus movimentos especiais. O Deus do Fogo Liu Kang toma o lugar de Raiden como defensor do Earthrealm e derrota Kronika.

Liu Kang venceu Kronika, mas não antes da feiticeira voltar no tempo. Após a vitória, Raiden se separa de Liu Kang, mas agora o antigo Deus do Trovão é um mero mortal, enquanto Liu Kang continua com poderes divinos. Isso tudo acontece no 'Começo do Tempo', para onde Kronika fugiu antes da batalha final de Mortal Kombat 11: Aftermath.

No final da trama, Liu Kang encontra o Grande Kung Lao, lendário antepassado de seu melhor amigo, Kung Lao, e o escolhe como seu campeão, dizendo que "está na hora de treinar". O Grande Kung Lao, na mitologia da série, será o campeão do primeiro torneio Mortal Kombat.

Publicidade

Mortal Kombat 1

Liu Kang, Kung Lao e Raiden não terão muito tempo para relaxar
Foto: Mortal Kombat 1 / Reprodução

É nesse novo mundo, criado com a vitória do Deus do Fogo Liu Kang sobre Kronika, que vai se passar a campanha de Mortal Kombat 1. Ainda não sabemos todos os detalhes, mas o trailer mostra que o protetor do Earthrealm não terá paz por muito tempo, com a chegada do feiticeiro Shang Tsung através de um portal.

O trailer também mostra vários rostos conhecidos, como Scorpion e Sub-Zero, Kitana e Mileena. Resta saber se os personagens são os mesmos dos últimos jogos, ou versões mais jovens (talvez até mesmo antepassados, no caso dos ninjas). Além disso, já se sabe que Johnny Cage estará no game (inclusive com uma skin com as feições de Jean-Claude Van Damme). Como o astro de Hollywood chegou lá?

Essas e outras perguntas serão respondidas até o lançamento de Mortal Kombat 1, em 19 de setembro, para PC, PS5, Switch e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se