Os 10 melhores jogos metroidvania que você precisa testar

Saiba mais sobre este gênero dos videogames e quais títulos são dignos de jogar, como Blasphemous, Bloodstained e muito mais

30 set 2021 - 18h40
Foto: Reprodução

Como bem conhecemos, existe uma gama de gêneros no mundo dos videogames que contempla diversos gostos. Do terror aos simuladores de corrida, sempre há algum título que chamará a atenção de, pelo menos, uma parcela dos gamers.

Apesar de certos estilos serem mais populares do que outros, um deles em especial tem tido bastante apelo nos últimos anos pelo surgimento de jogos que não só cativaram o público, como também foram ovacionados pela crítica especializada. Trata-se dos jogos metroidvania, um gênero que já está por aí há bastante tempo e que você precisa certamente experimentar, se não o conhecer ainda.

Publicidade

Para te ajudar nisso, separamos uma lista com 10 títulos premiados e muito elogiados pela indústria, com médias altas no Metacritic, site que reúne as notas dadas pelos especialistas da área. Está na hora de aumentar a sua lista e descobrir o que este estilo tem de melhor para oferecer.

O que é o gênero metroidvania?

Metroidvania é a junção de duas franquias lendárias: Metroid e Castlevania.
Foto: Divulgação

Primeiro de tudo, você sabe o que é metroidvania? A palavra é nada menos que a junção de dois jogos mundialmente famosos: Metroid e Castlevania. Por apresentarem uma dinâmica diferente do que havia sido visto até então nos games de ação e aventura, criou-se uma nomenclatura especial.

Metroid é uma franquia japonesa de jogos publicada pela Nintendo que apresenta um caçador de recompensas em missões para proteger a galáxia de uma ameaça maior. Castlevania é uma das maiores sagas dos videogames e também uma das mais rentáveis da história, cuja história é centrada no embate entre caçadores de vampiros e o Conde Drácula.

O que torna esses dois títulos tão especiais é o mecanismo que, quando nasceram no fim dos anos 80, revolucionaram o estilo de gameplay, saindo do básico RPG de aventura. Quando ouvimos falar que um jogo é metroidvania, isso quer dizer basicamente que ele é um game que une o estilo de plataforma com visão lateral (ou sidescrolling) ao backtracking, isto é, a função de revisitar fases para completar missões.

Publicidade
O sub-gênero de ação de aventura foi criado em homenagem à inovação destes dois títulos lendários.
Foto: Divulgação

Em sua síntese, um metroidvania é um título que traz um mundo interconectado, que expõe a necessidade de viagens entre distintos mapas para progressão da narrativa e do personagem. Se os recursos forem unidos com o universo particular de maneira genial, o resultado pode ser uma experiência única e muito proveitosa. E é exatamente isso que os jogos que citamos a seguir conseguiram fazer.

Hollow Knight

Hollow Knight é considerado um dos melhores metroidvanias já feitos até hoje.
Foto: Divulgação

O primeiro jogo da nossa lista é considerado pela massa do público gamer como o melhor metroidvania já feito até hoje. E, realmente, é difícil não se apaixonar com o universo sombrio e extremamente detalhado de Hollow Knight. 

Desenvolvido e publicado independentemente pela Team Cherry, o game põe o jogador no comando de um pequeno, porém bravo cavaleiro em uma aventura épica num reino de insetos corrompido pelo mal. Resta ao protagonista descobrir os segredos que assolam o local e os heróis que ali já estiveram em tempos passados.

Hollow Knight é não só um exemplo de qualidade num metroidvania, mas também uma obra-prima moderna de muita autenticidade e inteligência na construção do enredo da história.

Publicidade

Dead Cells

Um dos títulos mais elogiados do gêneros, Dead Cells é referência de qualidade.
Foto: Divulgação

Dead Cells é um jogo eletrônico rogue-like que adota o metroidvania em seu gameplay de maneira bem inteligente. O jogador controla um personagem que foi um experimento de alquimia fracassado e precisa explorar um castelo em constante mudança para descobrir os segredos e acontecimentos da ilha macabra.

É preciso enfrentar guardiões e diversas outras ameaças que tentaram te impedir de cumprir seu princípio. Uma vez morto, você retorna ao início novamente. O jogo traz combates 2D inspirados fortemente em Dark Souls. Dê uma chance para este belo título de sucesso!

Guacamelee!

Guacamelee! faz homenagem à cultura mexicana em narrativa simpática e diversificada.
Foto: Divulgação

Guacamelee! é um jogo de plataforma que traz um lutador profissional em fases mortíferas. Com temática mexicana, o protagonista precisa aprimorar poderes para conseguir enfrentar inimigos que vão desde caveiras a monstros voadores.

O jogo é bem colorido e divertido, e soube incorporar o método metroidvania de maneira bem inteligente. Há uma grande chance de você se entreter muito com a hipérbole do universo particular. Também foi lançado em 2018 uma sequência direta do game, devido ao seu sucesso. Experimente!

Publicidade

Dandara

Dandara é o representante brasileiro da lista que traz inovações ao gênero de games.
Foto: Divulgação

Dandara é um jogo muito importante de ser citado, não só pelo seu conteúdo relevante, mas também porque é o nosso representante brasileiro. O game tem como protagonista a guerreira e revolucionária Dandara, figura fundamental do período colonial no Brasil.

O que é mais interessante neste título é a mecânica diferente que ele propõe: a protagonista não encosta no chão, se movimentando para o lado apenas com ganchos na parede. Os desenvolvedores independentes do estúdio mineiro Long Hat quiseram trazer uma jogabilidade que funcionasse também no mobile (uma das plataformas em que o jogo está disponível).

Nesse sentido, Dandara também inova dentro do gênero de ação e aventura. Recheado de referências históricas e culturais do nosso país, este é um jogo especial que definitivamente merece a sua atenção.

Bloodstained: Ritual of the Night

Bloodstained é um dos clássicos que soube aproveitar bem a dinâmica de gameplay metroidvania.
Foto: Divulgação

Este é pra quem gosta de um bom jogo gótico. Bloodstained: Ritual of the Night apresenta a Inglaterra do século XVIII, onde uma força paranormal invocou um castelo infestado por demônios. Controlando Miriam, o jogador precisa combater as forças do local e derrotar o convocador enquanto seu corpo não cristaliza totalmente por conta de uma maldição alquimista.

Publicidade

Quem gosta de Castlevania, especialmente, vai se sentir em casa, já que ambos os jogos compartilham cenários similares. Aliás, este jogo é produzido por Koji Igarashi, responsável por praticamente toda a franquia de Castlevania quando trabalhava na Konami. 

Bloodstained é o bom e velho metroidvania em um local fechado e recheado de armas para progressão da protagonista. Não deixe de incluir em sua lista.

Blasphemous

Blasphemous é outro grande representante metroidvania bem famoso.
Foto: Divulgação

Blasphemous é um game desenvolvido pelo estúdio espanhol The Game Kitchen e traz uma aventura épica com um combate desafiador. Controlando um guerreiro, o jogador precisa melhorar suas habilidades e enfrentar diversos inimigos no mundo de Cvstodia para interromper o ciclo de perdição eterna.

Este é um jogo muito elogiado pela comunidade gamer e é um exemplo clássico de como um metroidvania pode ser interessante e cheio de recursos para jogatinas de horas.

Axiom Verge

Narrativa alienígena é o centro de Axiom Verge.
Foto: Divulgação

Metroidvania também pode ser incorporado em utopias alienígenas! Axiom Verge é um famoso título que apresenta um mundo psicodélico onde um cientista acorda e precisa juntar as peças deste enorme labirinto para obter respostas.

Publicidade

O título reúne uma gama de updates que são feitos durante a sua progressão para que o jogador consegue enfrentar as grandes ameaças que o impedirão de prosseguir. O jogo fez sucesso e ganhou uma sequência que foi lançada neste ano.

GRIME

GRIME é um jogo indie que não teve medo em ousar nos recursos da campanha.
Foto: Divulgação

GRIME é mais um jogo independente que soube usar muito bem os recursos de metroidvania em uma narrativa de ação e aventura. O RPG acompanha um guerreiro em um mundo obscuro onde ele precisa enfrentar inimigos utilizando uma arma viva, que se muda de forma e função.

O jogo é descrito como um soulslike e tem cenários bem chamativos, com um visual marcante. Vale a pena experimentar.

Ori and the Will of the Wisps

Franquia de Ori possui uma das direções de arte mais aclamadas pela indústria dos games.
Foto: Divulgação

Ori and the Will of the Wisps é o segundo jogo da saga de um dos heróis mais simpáticos dos videogames. Unindo ótimo gameplay com direção de arte excepcional, tanto este título do Xbox Studios quanto o seu antecessor é, com certeza, uma bela adesão à sua lista de jogatinas.

Nesta sequência, o personagem precisa ajudar a pequena coruja Kun em uma terra despedaçada e descobrir seu propósito, bem como qual é o seu verdadeiro destino.

Publicidade

Yoku’s Island Express

Por fim, um jogo leve e bem divertido também para os mais jovens! Yoku’s Island Express é um agradável título que mistura os estilos metroidvania, plataforma e pinball em um mundo aberto, situado na fictícia Ilha Mokumana.

O jogador controla o simpático inseto Yoku, um entregador nato que precisa reconectar os correios do arquipélago. Todos os cenários desta aventura são pintados à mão e garantem belos visuais durante o gameplay, das montanhas às cavernas profundas. Um ótimo jogo para começar nesse gênero se você quiser iniciar de forma bem simples.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações